TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  8/5/2020  •  Resenha  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO-IBMR ESCOLA DE SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

Dominique Machado de Menezes

Nati

Pablo Oliveira da Silva

Viviane Lahorgue

ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Rio de Janeiro 2020

ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE

A finalidade deste trabalho é requisito parcial para aprovação na disciplina de

Estágio        Básico        em        Processos Psicossociais e Promoção da Saúde.

Orientadora: Prof° Rita Frechette

Rio de Janeiro 2020

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo relacionar o texto “Discussão sobre a relação saúde mental x trabalho, baseada no vídeo: “Reflexões sobre sistema de Educação e Trabalho Curta Animado da Alike.

Palavras-chave: Educação, trabalho, comportamento.

Rio de Janeiro 2020

O curta metragem Alike, sugerido para a atividade, tem a capacidade traduzir perfeitamente um exemplo do sistema educacional tradicional e de como ele impacta a saúde mental do indivíduo desde a infância até a vida adulta, no mercado de trabalho.

O curtametragem apresenta a diferença entre uma criança muito criativa, animada e com bastante interesse pela arte musical e o seu pai, com semblante de apatia, aparentando não se entusiasmar com as belezas da vida. O pai, totalmente dedicado ao trabalho pelo qual não demonstra interesse, cobra de seu filho dedicação total aos estudos, sem considerar seus interesses. A criança, por sua vez, passa pela mesma situação na escola. Sem ter meios de expressar o que sente, utiliza os trabalhos escolares como refúgio e, através deles, ela desenha, pinta, expressando a sua subjetividade. Já o professor, repreende essa demonstração como um “erro” e o faz desenvolver a atividade da forma padronizada, vista como a “certa” a se seguir.

A repressão sentida leva o menino a uma atitude instrospectiva e fechada, onde ele entende que expressar-se e sentir era errado, dado que era sempre corrigido. Logo, acaba aceitando esse “determinismo” ao qual ele é imposto e perde totalmente a sua espontaneidade, seu fascínio pela vida e mesmo a motivação, o que o leva a uma postura de automaticidade como seu pai.

A mudança de atitude do filho levou o pai a essa percepção, e então buscou estimulá-lo a buscar seus verdadeiros interesses. Isso pode ser percebido no passeio na praça, quando viu que o músico que sempre estava ali tocando um instrumento não estava, e por isso, seu filho se fechou totalmente. O pai, para não deixar o filho triste, foi até o local que o músico tocava e simulou uma apresentação, trazendo felicidade ao filho e transmitindo a mensagem de que devemos sim nos voltar para o que realmente importa e o que nos traz a verdadeira felicidade.

O curta traz um material bastante rico para refletirmos sobre as repressões que sofremos ao longo de nossas vidas e o modo como isso afeta a nossa saúde mental. Desde cedo, o sistema condiciona os indivíduos a estudar um conteúdo que os nivela por notas, que segregando-os em “pessoas capazes” e “não capazes”, determinando o sucesso na vida acadêmica, ou não.

O sucesso acadêmico determina o grau de felicidade e sucesso na vida. A felicidade é condicionada ao sucesso. Desta forma, há o incentivo a carreiras cm prestígio, status social e

remuneração pecuniária, muitas vezes desconsiderando as subjetividades, afinidades e preferências.

É importante salientar que quando se trata de um país com grande parte de sua população vivendo em situação de extrema pobreza, tais relações de afeto não são nem consideradas, pois o intuito do trabalho é somente suprir as suas necessidades básicas.

Acerca dessa realidade, é possível compreender possíveis motivos de transtornos mentais como depressão e ansiedade serem tão usuais em nossa sociedade. Desde muito jovens há o condicionamento a seguir uma vida pré-estabelecida regida por valores muitas vezes distintos. O modelo educacional leva a acreditar que o desempenho em uma nota gradual é mais importante do que a expressão de criatividade, bem como na superioridade de um trabalho em detrimento de outro, levando automaticamente a quem realiza tais ofícios à situação de fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com