TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PROCESSOS PSICOSSOCIAIS

Por:   •  26/2/2020  •  Resenha  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

BRUNO ALMEIDA DE OLIVEIRA

EDINEY BASILIO GAMA FILHO

FERNANDA DO MONTE CANELA GONÇALVES

LUISA VIEIRA COUTINHO

ROMULO SALLES ALVARENGA

ANÁLISE DE PROCESSOS PSICOSSOCIAIS

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Vitória, como requisito parcial para aprovação na disciplina Análise dos Processos Psicossociais.

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Cardoso Aranzedo

VITÓRIA

2019

1        CONCEITO DE PSICOLOGIA SOCIAL

Conforme, a autora Silvia Lane, a Psicologia Social tem o enfoque de estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. Isso acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas que deram origem a uma família, a qual convive com certas pessoas, que sobrevivem trabalhando em determinadas atividades, as quais já́ influenciam na maneira de encarar e cuidar da gravidez e no que significa ter um filho.

Esta influência histórica-social se faz sentir, primordialmente, pela aquisição da linguagem. As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam uma visão de mundo, um sistema de valores e, consequentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes.

2        TEMAS DE INTERESSE DA PSICOLOGIA SOCIAL

As áreas de atuação da psicologia social são muito diversas e por conseguinte os seus pontos de interesse tornam-se variados. Luciano Moura de Castro abordou em seu trabalho de conclusão de curso sobre o abuso na infância, autoestima e o tratamento psicoterápico. Para tal ele fez um apanhado de relatos de adultos do sexo masculino que sofreram abusos sexuais, emocionais e físicos, todos mergulhados em um grande mar de violência.

O impacto que tais situações trouxeram na vida desses homens foi incomensurável. Mesmo assim, o autor mostra ser possível uma ressignificação a luz da psicologia, por meio de suas técnicas terapêuticas.

Jéssica dos Anjos Ribeiro, versou sobre a atuação do educador social e a sua maneira de atender os adolescentes que cometem ato infracional, descrevendo assim os aspectos relacionados ao perfil e atribuição desse educador, as implicações relacionadas a sua profissão, aos desafios presentes em sua atuação e influencia que o mesmo exerce no processo de ressignificação dos adolescentes.

Thayse Nogueira Rocha Loureiro buscou responder de que maneira a pratica de esportes radicais pode influenciar no comportamento do indivíduo de acordo com as características sociais do grupo esportista. Toda análise ocorreu por um viés da teoria comportamental a partir de Skinner que cria o termo behaviorismo radical para estudar o comportamento por meio de uma análise experimental do comportamento.

3        ASPECTOS REFERENTES À PSICOLOGIA SOCIAL NOS EUA.

A Psicologia Social nos EUA procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginária de outras pessoas. A Psicologia Social como uma disciplina objetiva, de base experimental e focada no indivíduo. Predominou o estudo das atitudes (desenvolvimento de diferentes técnicas destinadas a mensurar tal constructo tomado como um fenômeno mental), da influência social interpessoal e da dinâmica de grupos. destaque para Muzar Sheriff e Kurt Lewin, sob forte influências do gestaltismo, processo de formação de normas sociais, os grupos desenvolvem normas que governam os julgamentos dos indivíduos, análise da influência dos estilos de liderança e do clima grupal sobre o comportamento dos membros do grupo, atitudes e percepção de pessoa, conferiram às atitudes um papel fundamental no campo da Psicologia Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com