TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II

PROFESSORA: THAIZE DE SOUZA REIS

ALUNA: LISMARA C. L. MENDONÇA

Fichamento 1: O que pode fazer o psicólogo na escola? – Albertina Mitjáns Martinez

A atuação do psicólogo na escola ainda gera muitos debates, sua função na escola é muitas vezes vista com um ar imediatista, o profissional está ali presente para resolver problemas pontuais não possuindo espaço para um trabalho mais amplo; isso acaba acontecendo como consequência do modelo clínico muito presente na formação desses profissionais.

O psicólogo pode atuar de forma tradicional na escola, se dividindo em seis nichos:

  •  Avaliação, diagnostico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares, sendo essa uma das funções mais tradicionais na escola, utiliza-se diversos instrumentos para investigação das demandas apresentadas, tentando não se fixar em um rotulo de determinado diagnostico.
  • Orientação a alunos e pais, sobre dificuldades escolares ou que sejam de interesse para o desenvolvimento do estudante, tradicionalmente presente em ações interventivas na qual conta com a colaboração com os demais profissionais da escola.
  • Orientação profissional, uma forma específica da função, principalmente utilizada no ensino médio e se baseia no uso de testes para identificar áreas de interesse do aluno.
  • Orientação sexual, uma forma especifica da função, na qual se dá ênfase a sexualidade humana, como forma de favorecer comportamento sexual saudável e positivo, levando em conta responsabilidade, afeto, autoconhecimento, a capacidade de antecipar as consequências de suas decisões.
  • Formação e orientação de professores, como forma de superar as dificuldades escolares, levando em conta a subjetividade no trabalho.
  • Elaboração e coordenação de projetos educativos específicos, nada mais são do que as estratégias de intervenções presentes na escola como forma de resposta a problemas na comunidade na qual essa escola se encontra, participando diversos profissionais da escola conforme a demanda; possui uma função preventiva.

Outra possibilidade para o psicólogo da área seria as formas de atuações emergentes que se dividem em oito nichos:

  • Diagnostico, análise e intervenção em nível institucional, na qual o psicólogo pode organizar as estratégias de intervenções necessárias, mudar estereótipos que não se adequam ao processo educativo, mediar conflitos, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho etc.
  • Participação na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da escola, área na qual o psicólogo pode contribuir grandemente em sua elaboração, visando uma proposta útil as demandas do ambiente escolar, sendo de grande importância para mudanças que se fazem necessárias nesse ambiente.
  • Participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho, principalmente utilizada no ensino particular onde se tem uma maior atenção no processo de seleção, o psicólogo age em conjunto com os demais profissionais da direção levando em consideração as características solicitadas pela escola, também é utilizado como forma de apontar pontos positivos e negativos do trabalho realizado na escola.
  • Contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica, como uma forma de estimular as interações entre a equipe presente na instituição promovendo os objetivos apresentados pela escola.
  • Coordenação de disciplinas e de oficinas direcionadas ao desenvolvimento integral dos alunos, cada vez mais incluída nas propostas pedagógicas das escolas abordam temas psicológicos, como autoconhecimento, valores etc.
  • Contribuir para a caracterização da população estudantil com o objetivo de subsidiar o ensino personalizado, uma forma de conhecer as necessidades de aprendizado e desenvolvimento do aluno, levando em conta seu contexto social de forma a inclui-lo.
  • Realização de pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo, uma forma de tomar as decisões mais acertadas no processo educativo, do qual psicólogo e demais profissionais da escola podem realizar pesquisas como forma de entender as necessidades de determinada comunidade.
  • Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas, um aspecto pouco considerado para a implementação de políticas públicas, o que explica o fato de muitas vezes a demanda da instituição não ser atendida; essa opção não é um foco para o psicólogo na escola.

Algumas das formas de atuação não são exclusivas do psicólogo escolar, sendo um complemento a outras áreas de atuação da psicologia.

Na forma tradicional de atuação deve se ter atenção para a escola não se tornar uma grande clínica, elas são importantes e necessárias porem é necessário cuidado nesses nichos de atuação. As formas emergentes de atuação, estão mais vinculadas as necessidades da instituição e a subjetividade encontrada na comunidade a qual pertence determinada escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com