TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Ensaio Sobre a Cegueira

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

 Curso de Psicologia

 

 

 

 

 

Nome do aluno

 

 

 

 

Análise do filme:  Ensaio sobre a cegueira

 

 

 

 

Indivíduo, Cultura e Sociedade I

I. INTRODUÇÃO

Este estudo dedica-se, de maneira simples e sem a intenção de esgotar as possibilidades, para a análise de como a teoria marxista da sociologia fornece conceitos que permitem uma análise específica do filme Ensaio sobre a Cegueira. Esta obra foi escolhida pelo fato de ela expressar uma situação social ímpar.

O filme Ensaio sobre a Cegueira (2008), dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, é baseado na obra de José Saramago, de mesmo nome, publicada pela primeira vez em 1995. José Saramago, 1922 - 2010, escritor português vencedor do Nobel de Literatura, apresenta em suas obras uma temática social, muitas vezes com elementos realísticos fantásticos e a defesa do protagonismo humano na solução para problemas sociais, como é o caso desta obra.

         Uma epidemia atinge uma grande cidade e as pessoas começam a ficar cegas. A cegueira é diferente, pois quem era afetado passa a ver uma superfície leitora, a doença passou a ser chamada de "cegueira branca". Não havia uma explicação, e como a epidemia parece ser contagiosa, e se espalha rapidamente, os atingidos são colocados em quarentena numa grande instituição e deixados por conta. Os serviços oferecidos pelo Estado, a lei e a ordem, começam a falhar causando um grande colapso dentro da sociedade e todos passam a lutar por suas necessidades básicas, de acordo com seus instintos primários.

Na instituição onde alguns doentes foram separados, a lei e a ordem são ditadas pelos mais fortes. Os abusos, desrespeito e violências tomam grandes proporções, obrigando a todos a conscientizarem sobre suas ações. Juliana Moore, mulher de um oftalmologista, é a única pessoa que ainda consegue enxergar, e parece ser imune à cegueira branca.

Quando o grupo em quarentena, percebe que a cegueira e esse terrível jeito de viver, se espalhou por toda a sociedade, começam a pensar em como reaprender a viver nesta nova realidade? Como encontrar a humanidade perdida? E tão importante quanto, qual o papel daquele que vê numa situação em que todos estão cegos?

No filme podemos inferir uma sociedade que se estrutura como capitalista, regida pelas leis deste sistema e dividida em classes, como defendido por Marx em sua teoria da sociedade, apresentado por Sell (2015). No caso do filme, a regulação da vida social se dava pela base econômica, onde se distinguia os dominantes dos dominados.

Zanella (2011) escreveu um artigo para a revista Intertextos, onde analisou como a teoria marxista da sociologia fornece conceitos que permitem uma leitura específica da obra literária Ensaio sobre a cegueira, e concordamos com a percepção que a partir do aparecimento dos casos de cegueira branca, o poder dominante, passa a coletar informações dos cegos e passa a isolá-los numa instituição de  manicômio, para evitar uma contaminação maior, visando o “bem-estar” da população. Essa ação é feita por meio da ordem, da imposição, mas aceita pelas pessoas, por acreditar que o Estado representa a todos, quando na verdade visa a comodidade de uma parcela da população que é a burguesa e que não deveria ser atingida pela doença, sendo que se fossem atingidos, o Estado também seria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com