TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Irreversível

Resenha: Análise do Filme Irreversível. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Resenha  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 7

Análise do Filme Irreversível.

Willian McDougall, inaugurou uma psicologia social que explicaria o comportamento humano pelo jogo dos instintos, e suas transformações, pela ambiência social. Exageros à parte, não podemos deixar de reconhecer que o estudo inicial da psicologia social é o dos instintos humanos.

Instintos: O instinto seria um mecanismo hereditário, automático, perfeito, composto de uma série de reflexos herdados (R.de Saussure). Mas Willian James e muitos outros investigadores, mostram que eles podem ser variáveis, transformando-se cada vez mais, que o excitante específico se modifica.

No filme podemos ver Pierre, um sujeito pacato, calmo, um filósofo, que tentava resolver tudo com diálogo, mas quando está na boate Rectum com seu amigo Marcus a procura de Tênia, e o homem que está ao lado de Tenia pergunta o que eles querem com Tenia(sem no entanto informar que o mesmo está ao seu lado)Marcus e o homem iniciam uma briga , e Marcus é jogado ao chão, e o homem inicia um movimento de quem vai estupra-lo, Pierre não pensa duas vezes, pega um extintor de incêndio e arremessa contra o rosto do homem até arrebentar totalmente seu rosto.

Podemos ver nesse ato de Pierre, o que os behavioristas afirmavam, que um estímulo leva a uma reação, e esta serve como estímulo à uma segunda reação.

O estímulo foi o ato praticado contra Alex, o estupro e seu rosto desfigurado pelo agressor, depois o outro estímulo foi Pierre ver seu amigo Marcus ser ameaçado de passar pelo mesmo drama de Alex, estupro, e então ele reage da forma mais violenta possível contra aquele que imagina ser o agressor de sua ex- mulher, Alex. Nesta cena podemos ver na reação de Pierre agir o instinto de defesa, de sobrevivência.

A biologia dos motivos está na base do animal. O seu estudo é comum da psicologia, da biologia e da sociologia. Os germes das chamadas “forças sociais” está nos graus mais baixos da maquinaria instintiva. E embora estas forças rudimentares tomem depois nomes diversos:- impulsos, instintos, tensões, motivos, desejos, o seu estudo inicial é o dos processos instintivos comum do homem e do animal.

Todas essas forças estão presentes no filme. O instinto de Pierre ao salvar seu amigo Marcus do estupro, na boate Réctum, lugar onde os frequentadores era todos gays, adeptos da prática masoquista e do sadomasoquismo, onde os desejos carnais aconteciam sem o menor pudor, podemos ver isso pelas cenas em que os personagens fazem convites a Marcus e Pierre enquanto eles andam pelo interior da boate a procura de Tênia. Pierre que estava lúcido deve ter vivido momentos de muita tensão, desde o momento da descoberta da agressão sofrida por Alex, porque foi à partir dai que Marcus começou a busca desenfreada pelo estuprador de Alex, os dois andaram por lugares perigosos frequentados por prostitutas, cafetões e em ambientes aos quais eles não estavam acostumados frequentar(como a boate gay), Pierre teve que tentar controlar os impulsos de Marcus que estava agressivo, e mais louco ainda pelo efeito das drogas que havia usado na festa, durante todo o tempo da busca por Tênia, até o derradeiro momento da agressão contra o homem que eles achavam ser Tênia. O motivo pela busca do paradeiro de Tênia foi descobrirem ter sido ele o agressor de Alex, eles então percorreram varias pistas até chegar a boate Rectum e encontrarem o suposto Tênia, pois Marcus queria vingança.

O desejo também está presente no filme, como na cena que em que Marcus e Alex estão sozinhos no quarto abraçados nus, logo após acordarem pela tardinha, eles vivem momentos de muito carinho, desejo de amor.

O desejo de Pierre por Alex desejo de vê-la bem e feliz, mesmo que seja ao lado de seu amigo Marcus.

E no túnel na cena do estupro, o desejo do cafetão Tênia por Alex quando a vê, mas não é o desejo de um homem por uma mulher, é o desejo de alguém que queria machucar sua vitima, machuca-la pelo fato dela pertencer a classe burguesa ele deve imaginar isso pelas vestes dela, pelo belo vestido, ele demostra esse desprezo chamando-a de burguesinha de merda, durante o estupro ele faz comentários que ela tem bunda parecida com a dos” veados”, por ser bem apertada, e que por ela ser uma mulher até que é bem apertada, ele fala que não gosta disso(mulher), mas que até que ela é bem gostosa, em todo o tempo que ocorre o estupro ele demonstra sentir desejo é por travesti, e não por mulher.

O desejo de Alex por estar grávida, de ter um filho de Marcus, ela demonstra isso quando conta a sua amiga na festa que esta vivendo um momento muito especial, e durante o teste de z que faz em casa sozinha, e quando vê o resultado sorri.

A subjetividade social.

O sujeito se exerce na legitimidade de seu pensamento, de sua reflexão e das decisões por ele tomadas. Por elas ele entra na dinâmica complexa da vida social. O individuo na sua vida social tem duas opções; subordinar-se as várias ordens que caracterizam a institucionalização dos espaços em que se desenvolve, ou gerar alternativas que lhe permitam opções singulares dentro de sua socialização nesses espaços.

Foi o exemplo de Marcus quando ele encontra Alex logo após o ocorrido, e a policia começa a fazer perguntas e Pierre responde aos policiais e enquanto isso dois homens se aproximam de Marcus e lhe fazem a proposta de se ele pagar eles o ajudam encontrar o estuprador de Alex e assim ele poderá se vingar. Marcus aceita a proposta e eles saem a procura do estuprador, e mais tarde ele descobre ser um cafetão de nome Tênia.

Por essa sua escolha ele irá pagar um preço muito caro, porque ele é agredido dentro da boate, quebram seu braço e quase o estupram, e Pierre para salvar o amigo, arrebenta com um extintor a cara de um sujeito dentro da boate.

Subjetividade.

No filme podemos analisar a subjetividade individual de cada personagem, que varia conforme o ambiente, as pessoas envolvidas no contexto em si, e os fatos de cada um e o conjunto todo.

Pierre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com