TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme - Álbum de família

Por:   •  15/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho é uma proposta da disciplina Teorias e Técnicas Psicoterapias em Sistêmica I, ministrada pela professora Gilese Santim, durante o segundo semestre de 2017.Será desenvolvido uma análise a partir do filme “Álbum de Família” correlacionando com conteúdo estudados em aula. A escolas escolhidas para estruturar a analise são a Terapia Familiar estrutural e a Terapia familiar sistêmica de Bowen, além de utilizarmos o texto sobre as Mudanças no ciclo de vida familiar, e o texto sobre segredos na terapia familiar.

O filme analisado relata a história de 3 irmãs que se veem obrigadas a retornar a casa dos pais para cuidar da sua mãe, após o desaparecimento de seu pai. Após a notícia do falecimento do pai, todo o estresse do funeral e dos processos de luto, começam a surgir pequenos atritos, entre as filhas com a mãe e com seus companheiros. Com isso, muitos segredos começam a ser revelados, tornando ainda mais complicada a adaptação a esse novo estágio do ciclo de vida.

Desenvolvimento.

Os segredos da família Weston.

Com base do conteúdo do texto estudado “Segredos na Família e na Terapia Familiar: Uma Visão Geral” de Evan Imber-Black, relacionado com o filme “Álbum de Família” escrito por Tracy Letts, damos a compreender que uma família sempre está repleta de segredos.

E para entendermos melhor o assunto iremos colocar alguns segredos que foram expostos ao longo do filme relacionando-os com a parte teórica abordada no texto de Black, abordagens essas que retratam problemas familiares que foram deixados em segredos para manter um regular acordo entre a família. Podemos iniciar então com o caso da mãe Violet Weston que era viciada em medicamentos antidepressivos e tranquilizantes, sendo que isso foi mantido em segredo entre ela e seu marido, pois eles tinham um acordo, sendo que ele poderia beber desde que ela pudesse usar suas drogas, os dois não falaram desse assunto para as filhas, pois não queriam que elas soubessem do existente problema da mãe que possivelmente teria que fazer o uso de um tratamento que traria uma certa frustação para suas filhas. Outro fato relevante foi o segredo da Tia Mattie Fae que no passado tinha relações com o marido da irmã Violet, onde essa traição acabou por Mattie engravidando de Beverly seu cunhado, por fim isso ficou oculto entre os dois, mas Violet já sabia que os dois se encontravam e que o filho de Mattie, little Charles era fruto dessa traição, podemos tratar isso então como um caso de lealdade familiar conforme o texto de Black:

“ O próprio significado da lealdade familiar pode estreitar-se na presença de uma solicitação para manter o segredo, de modo que um membro da família vem a crer que apenas mantendo o segredo ele pode demonstrar lealdade e que sua revelação e um ato supremo de deslealdade. ” (Black, pág. 21).

  Mas isso só foi revelado após uma das filhas de Violet, Ivy Weston contar para suas irmãs seu segredo, no qual se tratava-se de que ela era apaixonada por seu primo Charles, e que eles tinham planos de se juntarem  e se mudarem, então quando ela decidiu revelar para sua mãe esse fato, Violet acabou abrindo o jogo e revelou que os dois eram irmãos, foi ai então que se desencadeou uma frustação para toda a família, pelo fato da lealdade familiar ter sido rompida, pois assim Mattie terá complicações no seu casamento, e uma possível separação, bem como problemas com o filho, Ivy terá que se afastar de Charles pelo fato dois serem irmãos e não poderem ficar juntos e Violet teve que expor que no passado foi traída pelo marido e que suas filhas deveriam sim reconhece-la como uma própria vítima disso tudo.

Ciclos vitais conturbados.

Ao longo do filme Álbum de Família, notamos que existe uma série de conflitos entre os ciclos vitais na família de Violet Weston, um deles podemos citar e o de sua filha Barbara que é casada com Bill Fordham, ela decidiu sair de casa e seguir com sua vida, onde foi morar com o marido e a filha Jean em outro estado, porém seu relacionamento acabou por se deteriorar pelo fato de que seu marido não estava preparado para ser um pai mais presente, onde ela ficou com um fardo maior tendo mais responsabilidade na criação da filha, sendo que seu marido não ligava muito e ainda a traia com garotas mais novas, vejamos ai então um caso de ciclo perturbado pois o pai irresponsável não estava preparado para avançar em um novo estágio de ciclo vital e para piorar ainda queria viver em um ciclo de adolescência onde até mesmo se orgulhava da filha ser viciada em cigarros. Barbara ainda tinha que lidar com a morte de seu pai, pois agora como suas irmãs haviam decidido cada uma seguir com sua vida longe dali, sobraria para ela cuidar da mãe que está num estágio final de vida e continua viciada em medicamentos, isso acabou por embaralhar seu ciclo estressor horizontal, como cita Carter e McGoldrick:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com