TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise experimental do comportamento

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

Alunas: Camila Boscardin e Gabriele Vaz                                                Turma: terceiro período A-N

Professor: Carlos Aznar                                                                              Disciplina: AEC

Resumo de Analise Experimental do Comportamento

O reflexo inato (Capitulo 1)

  • Os organismos durante a evolução aprenderam novas maneiras de interagir com o mundo, nascem com um repertorio comportamental inato. A esses comportamentos dá-se o nome de reflexos incondicionados (de grande importância para a sobrevivência). Definimos um reflexo como uma relação entre um estimulo e uma resposta, referindo-se ao estimulo a mudanças no ambiente e a resposta a mudanças do organismo.

Comportamento respondente

  • Relação entre um estimulo e uma resposta na qual o estimulo elicia a resposta. O comportamento aqui é eliciado (involuntário); a aprendizagem estimulo-estimulo; a extinção pela apresentação do estimulo neutro na ausência do estimulo incondicionado; os principais autores são Ivan Pavlov e John Watson; emoções, sensações, secreções glandulares e respostas fisiológicas em geral, são os comportamentos relacionados.
  • S -> R
  • Exemplos: reflexo pupilar, o aumento na luminosidade elicia a contração da pupila. Fobias, após ser atacado por um cão, ver tal animal elicia taquicardia e sudorese.

Comportamento operante

  • Comportamento que produz alterações no ambiente e é afetado por essas alterações. O comportamento aqui é emitido (voluntario); a aprendizagem se dá pelas consequências; a extinção pela quebra da contingência (o comportamento deixa de produzir a consequência que produzia); o principal autor é B.F. Skinner; movimento dos músculos voluntários, fala (comportamento verbal), raciocínio e uma infinidade de outros comportamentos estão relacionados.
  • R -> C
  • Exemplos: fala, quando falamos modificamos o comportamento de outras pessoas. Evitar contato com cães quando se tem medo deles.

O reflexo aprendido: condicionamento Pavloviano (Capitulo 2)

  • Uma outra característica que se desenvolveu nos organismos durante sua evolução foi a capacidade de aprender novos reflexos. Chamamos esses reflexos aprendidos no decorrer da vida de um organismo de reflexos condicionados. O procedimento que Pavlov utilizou para condicionar (ensinar) novos reflexos, consiste basicamente no emparelhamento de um estimulo neutro, que não elicia uma determinada resposta, a um estimulo incondicionado.

Um reflexo condicionado é estabelecido a partir do emparelhamento entre um estimulo neutro (NS) e um estimulo incondicionado (US). Após o condicionamento o NS adquire a função de estimulo condicionado (CS). Quando um NS é emparelhado com um CS, temos um condicionamento de ordem superior. Da mesma forma que os organismos têm capacidade de aprender novos reflexos, também tem a capacidade de “desaprende-los”. Quando um reflexo condicionado deixa de ocorrer, concluímos que houve extinção respondente. É comum também, que alguns reflexos condicionados, após extintos, voltem a ocorrer sem que haja novos emparelhamentos entre CS e US. Esse fenômeno é chamado recuperação espontânea.

Na dessensibilização sistemática, a extinção ocorre de forma gradual, e no contracondicionamento, o CS é emparelhado com um outro estimulo que elicia uma resposta contraria. Generalização respondente é quando, por exemplo, no experimento de Watson o rato passou a ser estimulo incondicionado para a resposta condicionada de medo, portanto, características físicas do rato (pelo branco), também eliciavam resposta condicionada de medo.

Aprendizagem pelas consequências: o reforço (Capitulo 3)

As descobertas de Pavlov e Watson, entre outras, ficaram conhecidas como paradigma respondente, que seriam o método para o estudo do comportamento, mas é considerado como insuficiente para o mesmo. B.F. Skinner propôs então o paradigma operante, que se mostrou valioso para compreensão da aprendizagem dos organismos.

O comportamento operante promove mudanças no meio onde está e é afetado por elas, entender sobre ele é essencial para ter noção de como os organismos aprendem. A todo o momento estamos nos comportando. É dado o nome reforço para aquela consequência pós comportamento que gera um aumento na probabilidade da frequência do comportamento, e o estimulo que o antecede é denominado estimulo reforçador. O fato do estímulo e consequência fazerem ocorrer com mais frequência aquela resposta, está totalmente ligado com a aprendizagem. O organismo aprendeu alguma coisa, já que o comportamento está aumentando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com