TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSAO SOBRE O FILME ILHA DAS FLORES

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 2

DISCUSSÃO SOBRE O FILME “A ILHA DAS FLORES”

Ao analisar o filme “ A Ilha das Flores” pode-se observar que a realidade mostrada no filme é algo corriqueiro em nosso país e até mesmo em outros lugares no mundo, por muitas famílias buscarem no lixo o alimento do seu dia a dia. A desigualdade social, muitas vezes expressa pelo desemprego, deixa muitas famílias em vulnerabilidade social e sem condições de manterem-se por si mesmas, tendo então, que submeter-se a esse tipo de condição desumana.

O tomate do Sr. Suzuki, no filme, percorre um trajeto que inicia-se nas lavouras, onde é colhido e levado ao supermercado, pois não é plantado para consumo próprio e sim para ser utilizado como moeda de troca e trazendo rena ao Sr. Suzuki. Após chegar ao supermercado, ele é comprado pelas pessoas que o levam para suas casas onde serão preparados em suas refeições. Algumas vezes as pessoas os consideram impróprios para o consumo, descartando-os no lixo, onde então é recolhido pelo caminhão, despejado na Ilha das Flores para servir de alimento para os porcos e em muitos casos até mesmo para algumas pessoas que lá residem.

No que diz respeito ao dinheiro, este funciona como moeda de troca inclusive para adquirir os tomates que estão no supermercado, e também atua como um fator que determina o modo de vida das pessoas, definindo suas classes.

A parte do filme que cita os judeus serve para nos lembrar o massacre ocorrido com esse povo, o holocausto, após a Segunda Guerra Mundial, onde milhares de judeus foram exterminados por Adolf Hitler, que queria “purificar” sua raça. Mesmo com todo esse massacre, os judeus são seres humanos como qualquer outro, não tendo que ser excluídos ou tratados com preconceitos baseando-se simplesmente na história.

O porco, no filme, é colocado como personagem central pois serve de alimento para o ser humano, moeda de troca e fonte de renda.

O percurso do lixo inicia-se nas casas, de onde é levado pelo caminhão para a Ilha das Flores onde serve de alimento para os porcos e até mesmo para os seres humanos.

Os problemas vividos pelos moradores da Ilha das Flores são refrações da questão social

que são vividas por muitas pessoas em diferentes lugares,mas que são mascaradas pelos

responsáveis,hoje ouvi-se que este país é um país sem miséria ,mas isso não é verdade

vivemos em um país capitalista onde o capital é centralizado favorecendo sempre

aqueles que podem pagar.

O cuidado a proteção e a dignidade, era essas coisas que aqueles porcos recebiam

de seus donos , enquanto aqueles seres humanos viviam a própria sorte , ter um dono é o que

diferenciavam os porcos dos seres humanos, por não ter ninguém que garanta seus direitos

eles vivem de maneira sub humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com