TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Ilha Das Flores

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Tiradentes[pic 1]

Radiologia

Maria José da Silva Santos

Analise Textual

Ilha das Flores

Aracaju/SE

2018.02

Maria José da Silva Santos

Analise Textual

Ilha das Flores

         

      Produção da Aprendizagem Significativa (PAS), apresentado ao Curso de Radiologia, sob orientação do Professor (a) Patrícia Santos Silva, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Saúde Coletiva - 1ª Unidade.

Aracaju/SE

2018

IDENTIFIQUE QUAL O CONCEITO EXPRESSO NO TEXTO-BASE.

Consumo e Meio Ambiente

JUSTIFICANDO A RESPOSTA:

          O filme Ilha das flores não retrata condições de vida em primeiro plano, mas sim a pobreza, fome a desigualdade social. Conforme exemplo exposto no mesmo, os “catadores” ali mostrados não só viviam em condições de completa falta de potencial financeiro, mas também em situações de riscos, tais como: físicos, químicos e biológicos.

          A identificação de problemas em um ambiente ou população e a avaliação dos riscos e perigosos envolvendo a saúde. Por mais simples que seja o problema de saúde que o usuário apresente ele estará sempre relacionado às dimensões subjetivas e sociais. Os determinantes sociais da saúde como habitação, produção de alimento, ambiente de trabalho, educação também parecem não estar contemplados para esse grupo, o que favorece mais o processo de saúde-doença. Percebe-se que as possíveis medidas tomadas como os programas sociais, ou até mesmo o SUS (Sistema Único de Saúde), não conseguem oferecer acesso à alimentação, a educação e até mesmo a saúde. É esse momento em que o Estado poderia intervir na comunidade, visando à melhoria na condição de vida, um bem-estar social, através das políticas públicas; porém não esta havendo naquele local, a sociedade acaba gerando uma exclusão social por saber informações através do filme que os “atores” residiam em lugar hostil, onde os animais tinham mais privilégios que os próprios seres humanos. Podemos observar que o sistema capitalista tem organização central simples: troca de dinheiro por coisas.

         No Brasil, o bem-estar é um desafio grande, devido á pobreza e desigualdade social. Os serviços públicos fundamentais para a melhoria na qualidade de saúde para as famílias carentes houve a possiblidade de reorganização inicial na mudança do perfil epidemiológico, transformaram-se em políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).  O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) são peças chaves para ajudar na comunicação com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), pois atuam em diversos contextos promovendo a saúde e minimizando agravos, porém identificaram-se algumas dificuldades para atuação destes trabalhadores, na ilha das flores retrata a falta de todos os recursos da Atenção Básica de Saúde (ABS), onde as pessoas da “cidade” tinham preconceito daquela comunidade, dificultavam o acesso naquela região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (352.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com