TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anônimo Solitáril

Por:   •  6/10/2016  •  Dissertação  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Autonomia: ele é idoso ( experiente ), instruído e planejou todo seu trajeto até ali x a sociedade julga alguem que queira morrer como fora de suas faculdades mentais, a idade e o fato de ter abandonado a identidade (depressão)

“ a vida é tao boa”, boa pra quem? Além de o idoso nao ter o direito de morrer, ele tem a obrigação de viver

De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não interfira na vida de alguem. Ao mesmo tempo que ele nao está afetando a vida de ninguem sendo anonimo, a partir do momento que alguem conhece a existencia do anonimo, ele deixa de ser anonimo e sua decisão de morrer interfere na consciencia social do ser que o ajudou. Entao existe liberdade?

A sociedade tem a morte como uma fatalidade e nao uma escolha, o pensamento do homem vai contra todos os principios dos ali presentes.

Os profissionais da saude podem ser vistos tanto como vilões por nao respeitarem a vontade do anonimo e pela “violencia” julgada necessária na hora da introdução da sonda quanto como heróis ja que para os profissionais da saude, a morte é visto como o fracasso de seu trabalho. Eles sao ensinados e doutrinados a curar e melhorar a qualidade de vida. Mas o que seria a cura neste homem? Doença do latim dolentia, se a vida traz a dor pra esse paciente, nao seria obrigação do profissional da saude acabar com a vida?

Desertor é alguem que abandona um partido ou uma causa (vida ) que é visto como alguem fraco, que foge da luta. Mas nesse caso ocorre a vitimização de alguem que foge da luta, a compaixão de quem assiste ocorre quando é nitido a maior vontade do paciente sendo negada.

A partir do momento que o anonimo diz nao ter coragem de se matar ele levanta a questão sobre se é esta realmente a vontade dele, e por isso incita os profissionais da saude a cuidar da vida do homem.

“Passado é um monte de lixo” - ele quis dizer que o passado dele foi ruim? Remorso ?

Ou que todo passado tem q ser deixado de lado para que o futuro prossiga? Mas qual futuro no caso do homem anonimo? Ele pode falar que o passado é um lixo por nostalgia ou por desgosto!

Anonimato? O anonimato que o homem tanto procurou e desejou, acabou quando ele fez parte do documentáio. Onde quem assiste e quem discute, faz ele deixar de ser anonimo, e começa a ser um personagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com