TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicando psicologia organizacional à Coca-Cola Company

Seminário: Aplicando psicologia organizacional à Coca-Cola Company. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Psicologia nas Organizações

Curso: Ciências Contábeis

Professor:

Nome do aluno:

Data: 03 de maio de 2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Essa avaliação a distância será feita em três etapas. O objetivo é que você possa colocar em prática o que foi estudado na unidade de aprendizagem Psicologia nas Organizações, relacionando a realidade com a teoria.

1) Crie um questionário envolvendo os seguintes temas:

• Psicologia

• Organizações

• Liderança

• Motivação

Esses conceitos foram contemplados nos quatro tópicos da unidade de aprendizagem. Vale formular questões amplas e objetivas, para que as respostas não sejam indutivas. O objetivo do questionário é saber como as pessoas “vivenciam” esses temas em suas realidades, ou seja, elabore questões que digam respeito à realidade. O questionário deve ter, no mínimo, cinco questões abertas/discursivas (não devem constar questões de assinalar), além de dados de identificação do entrevistado (nome fictício, sexo, idade, local onde trabalha). (3,0 pontos)

Nome: Amélia Soares de Souza

Sexo: Feminino

Idade: 30 anos

Local de trabalho: Empresa Coca-Cola

1) Qual a importância do profissional de psicologia em uma organização:

Resp: seleção de funcionários, avaliação de competências, levantamento das necessidades

2) Qual o papel de um líder em uma organização

Resp: Conduzir pessoas em situações que envolvem decisões, sempre motivar seus liderados.

3) Quais as características para ser um bom líder

Resp: Comunicativo, flexicível, agradável, siciável e disponível a mudanças.

4) O que você entende por um profissional motivado

Resp: É o profissional que sente prazer na sua atividade profissional e se sente realizado e reconhecido profissionalmente.

5) O que você acha que motiva os profissionais em uma organização

Resp: realização pessoal e reconhecimento profissional

Para saber mais sobre questões abertas ou a maneira de construir um bom questionário, acesse: <http://www.comunicarmelhor.org>.

2) Aplique este questionário. Entreviste três pessoas que trabalhem ou já trabalharam em uma organização. Caso não lembre sobre o que são organizações, volte ao material didático e reveja este conceito. Você deverá escrever/registrar as respostas dos entrevistados, usando as mesmas palavras ditas por eles. (3,0 pontos)

Entrevistado 01:

1) Qual a importância do profissional de psicologia em uma organização:

Resp: O profissional tá ali para auxiliar, orientar a pessoa a ficar bem disposta mentalmente para poder atuar com bom desempenho.

2) Qual o papel de um líder em uma organização

Resp: Para ser líder na minha opniao ele deve servir os seus companheiros, tratá-los com respeito.

3) Quais as características para ser um bom líder

Resp: Honesto, íntegro, parcial e justo.

4) O que você entende por um profissional motivado

Resp: Ve na organização futuro, metas, pessoas em que ele possa confiar, pessoas para somar com você, somar no seu curriculun.

5) O que você acha que motiva os profissionais em uma organização

Resp: Bom salário, pois hoje em dia todos querem ganhar bem, mas claro que depende do seu curriculun, do seu conhecimento. Depende também da organização, porque a organização tem que dar garantias aos seus funcionários, como plano de carreira, bonificações por metas, por exemplo.

Entrevistado 02:

1) Qual a importância do profissional de psicologia em uma organização:

Resp: Esse profissional é uma ferramenta muito importante para os demais profissionais dos setores de trabalho, já que o psicólogo atua com o apoio psicológico, vindo a resolver eventuais problemas gerados pela atividade laboral.

2) Qual o papel de um líder em uma organização

Resp: Gerenciar as atividades de uma organização.

3) Quais as características para ser um bom líder

Resp: Carisma, responsabilidade e competência.

4) O que você entende por um profissional motivado

Resp: É o profissional que tem prazer em ir trabalhar e desenvolver as suas atividades.

5)O que você acha que motiva os profissionais em uma organização

Resp: Um ambiente de trabalho saudável, no aspecto físico e emocional; recohecimeto e boas condições de trabalho.

Entrevistado 03:

1) Qual a importância do profissional de psicologia em uma organização:

Resp: Sua importância e de auxiliar o colaborador a entender aspectos relativos ao seu interior, fazendo- o progredir na organização e dar o melhor de si.

2) Qual o papel de um líder em uma organização

Resp: E aquele que luta, que esta junto com o colaborador, diferentemente de chefe que manda, o líder manda e soma –se com a equipe.

3) Quais as características para ser um bom líder

Resp: Proatividade, empatia, espirito de equipe, conhecedor de todo o processo da organização.

4)O que você entende por um profissional motivado

Resp: Profissional motivado e aquele que faz o que gosta, que se interessa, que se sente realizado e feliz com seu trabalho

5)O que você acha que motiva os profissionais em uma organização

Resp: fazer aquilo que gosta, ter condições dignas de trabalho, uma boa remuneração, reconhecimento.

3) Criado o questionário e entrevistadas as pessoas, agora é possível fazer uma análise das respostas. Escreva um texto de aproximadamente 15 linhas comparando as respostas obtidas na aplicação do questionário – ou seja, como os temas Psicologia, Organizações, Liderança e Motivação são “vividos” pelos entrevistados – com a teoria estudada. Não se esqueça de referenciar as fontes utilizadas, no caso de citações. Para saber mais sobre isso, acesse <http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.3>. (4,0 pontos)

Resp: Pode- se observar que as respostas tiveram o mesmo sentido, apesar de cada um dos entrevistados terem exposto de sua maneira. Nota-se na pergunta 1, que os entrevistados possuem a visão do profissional de psicologia como o elemento em uma Organização responsável no auxílio no bem estar, no apoio psicológico aos funcionários, eles estão corretos, mas é válido salientar que existem diversas funções que um Psicólogo pode desenvolver em uma Organização, ao contrário que muita s pessoas pensam, a psicologia está voltada também na compreensão do comportamento humano, como foi citado na questão 1 da AD, que ele faz parte da seleção de funcionários, na verificação na capacidade para desenvolvimento de determinada função. Na pergunta 2, observa-se que os entrevistados possuem uma visão mais específica do assunto, sabendo diferenciar um líder dos demais, já que a base da liderança está na capacidade do indivíduo influenciar as pessoas em atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos, possuindo poderes como o de Recompensa, Coerção, Referência, Legitimidade e Conhecimento. Eles poderem não precisam ser exércitos isoladamente ou simultaneamente. Na pergunta 3, as demonstrações das características foram diversas e corretas, mas todas com um fim, que um bom líder tem que saber separar as coisas, ser íntegro e ter respeito aos seu liderados. Na pergunta 4, podemos observar na questão 1 do questionário que o primeiro entrevistado tem uma opniao que para ser motivado ele precisa ver um futuro, uma pespectiva em relação a organização, já as outras respostas, observa-se que eles acham que o profissional precisa gostar e sentir realizado realizando sua função. Na pergunta 5, os entrevistados enfatizam sobre remuneração e reconhecimento, pois hoje em dia não adianta apenas gostar do que faz, as pessoas querem ser reconhecidas e bem remuneradas, querem que suas necessidades sejam supridas. Mas motivação como explica a Teoria dos Dois Fatores está ligada com as fatores motivacionais, ao prazer de desempenhar uma função, por exemplo.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »