TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do TDAH

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Características do TDAH

O TDAH pode manifestar-se de duas maneiras, a criança pode apresentar-se desatenta e/ou hiperativa impulsiva, ou seja, a criança com TDAH pode ser do tipo desatenta ou impulsiva, ou ainda apresentar todas estas características em conjunto. Uma criança com TDAH do tipo desatenta frequentemente não presta a atenção a detalhes e faz erros por descuido nas tarefas escolares, tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou brincadeiras, parece não escutar quando falam diretamente com ela, tem dificuldades para organizar tarefas e atividades, perde objetos necessários para tarefas e atividade distrai-se facilmente por estímulos externos e se esquece de frequentemente de atividades diárias.  Por outro lado uma criança com TDAH do tipo hiperativo e impulsivo agita as mãos ou os pés ou não para sentada na cadeira, sai do seu lugar na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado, corre em demasia, em situações inadequadas, esta sempre em movimento e habitualmente fala em excesso, tem a resposta na ponta da língua, antes de as perguntas sido completadas, interrompe ou se intromete nas atividades dos outros (FACION, 2005).    

Morais (2006, p. 24) salienta que de acordo com algumas pesquisas realizadas pode-se elencar varias causas como responsáveis pelas dificuldades escolares e pelos altos índices de evasão e reprovação escolar, tais como: “falta de estimulação adequada nos pré-requisitos necessários a alfabetização; métodos de ensino inadequados; problemas emocionais; falta de maturidade para iniciar o processo de alfabetização e hiperatividade.    

Percebe-se que as crianças com TDAH não costumam seguir regras ou instruções e frequentemente mudam de atividade inacabada para outra, eles são inquietos e não conseguem ficam muito tempo na mesma atividade. Além disso, apresentam dificuldade em brincar em silencio ou tranquilamente, questões as quais dificultam muitas vezes a aprendizagem em sala de aula (SILVA, 2003).

Tiba (2002) acrescenta que muitas vezes uma criança com hiperatividade não tem o menor controle sobre si. Pode-se disser que “vive no mundo da lua”, anda pela sala, não consegue ficar sentada por muito tempo, fala sem parar. É visível o esforço desta criança para manter-se quieta, muitas vezes se o professor chama a atenção ou senta-se perto de sua carteira, nota-se que ela fica nervosa, ansioso e ainda mais agitado do que antes (TIBA, 2002).

È importante acrescentar, que a criança hiperativa é menos frequente em população feminina, entre elas predomina o tipo sem hiperatividade, ao contrario da população masculina. Sabe-se que segundo estudo recente para cada mulher com TDAH, em media, há dois homens. Antes mesmo de o diagnostico ser feito, diferentemente dos homens, culturalmente se espera que as mulheres sejam calmas, mais atentas e caprichosas, que sua letra seja bem feita, seu caderno bem caprichado (SILVA, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com