TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Emoções e Sentimentos

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Victor Biazotti Laóz  

Matrícula: 06119043

Professora: Simoni Haddad

Curso: Psicologia – 1º ano/noturno

No que se discute em torno da questão que cerne a diferenciação entre emoções e sentimentos, pode-se expor de maneira breve as seguintes hipóteses em relação ao assunto:

Emoções são mecanismos que desempenham a função em relação a comunicação de significados que certos acontecimentos podem desencadear em terceiros, não somente isso, podendo atuar também na orientação cognitiva.

        Para que fique mais claro, segundo estudos de António R. Damásio, a depender de cada um de nós, as emoções agem de maneira diferente, da seguinte forma: de acordo com nossa natureza e experiência singular há um espectro de estímulos e situações que se associam a alguns estímulos instintivamente selecionados para causar emoções. Ademais, esses estímulos e reações tem a capacidade de serem filtrados a partir de um processo de avaliação controlado, sendo que, esse filtro cria a capacidade de variarmos a proporção e intensidade dos padrões emocionais previamente estabelecidos em nós mesmos de acordo com a situação em particular.

        Quanto aos sentimentos, podemos dizer que estes são originados pelas emoções, citados acima, portanto, um está ligado ao outro, porém, não são exatamente a mesma coisa.

        Os sentimentos interferem de maneira mais profunda quando as emoções os fazem aparecer, eles nos permitem entrever o organismo em sua agitação biológica, é por meio dos sentimentos que podemos compreender mecanismos da vida agindo. Não fossem eles, seriamos incapazes de sentir os estados do corpo, não haveria o sofrimento, glória, felicidade na nossa condição. O sentimento cria a atividade em determinadas áreas do sistema cerebral que interagem diretamente com uma gama de órgãos do corpo, fazendo com que seja possível sentir a sublimidade que as emoções trazem, ele é necessário para que possamos sentir o amor, a arte e até mesmo a angústia.

Essas duas vertentes que analisamos, ou seja, emoções e sentimentos, são, conjuntamente a constituição daquilo que nós, seres humanos, descrevemos como alma e espírito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com