TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lições de Psicodrama - Cap. 5 e 6

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE PSICOLOGIA

Maria Eduarda F. Martins – 831.807

 LIÇÕES DE PSICODRAMA

CAPÍTULOS 5 E 6

                   Docente: Giovanna Cabral Doricci

RIBEIRÃO PRETO

2022

  • A VISÃO MORENIANA DO HOMEM – CAP. 5

A visão moreniana baseia-se em características que o ser humano possui desde o nascimento, ditas como espontaneidade, criatividade e sensibilidade. Porém, dependendo do ambiente em que a pessoa se encontra, ela pode perder esses recursos caso frequente situações constrangedoras prejudiciais. O indivíduo, através de renovações de suas relações afetivas, consegue recuperar esses recursos para si.

Espontaneidade ou fator E, era definido por Moreno como uma capacidade, que era concebida para o indivíduo desde o nascimento, de responder de forma adequada a determinada situação. Seria como se o homem deixasse de ser espontâneo conforme vive suas experiências e entra em contato com o meio social.

A Revolução Criadora baseia-se na proposta de recuperação das suas capacidades humanas criativas, a espontaneidade é conquistada novamente a partir do momento de ruptura que o indivíduo faz dos padrões de comportamento. Dito isso, para a pessoa não se sentir travada ou insegura em algumas situações, ela precisa se permitir e se reconhecer como ser único, aceitando o seu jeito. Para isso, o indivíduo precisa desenvolver sua espontaneidade agindo de modo adequado em suas novas experiências, pois agimos envoltos de nossas relações afetivas e seria difícil mudar um ambiente agindo sozinho. Como complemento entra a criatividade, uma capacidade que permite a pessoa de criar ou modificar situações de acordo com a relação da espontaneidade elevando o potencial criativo.

Segundo Moreno, as conservas naturais são definidas como costumes, comportamentos ou até mesmo objetos materiais de uma determinada cultura. Ele diz que a criatividade se manifesta de forma evolutiva caso a pessoa use as conservas naturais como uma base ou uma referência, e não como algo definitivo de agir, para que assim possam se transformar de acordo com o que a situação pede.

O fator Tele, é visto por Moreno como uma capacidade perceptiva sobre o que está acontecendo entre as pessoas e o contexto q a situação se insere. Outra definição de Moreno para Tele seria voltada para a empatia, a captação de sensibilidade e emoções para com algum objeto, ou seja, em condições favoráveis para seu desenvolvimento, o fator Tele consta em uma experiência subjetiva entre as pessoas e essa experiência pode ser observada por um terceiro individuo.

Já a transferência é definida como um fenômeno oposto ao Tele, ela seria causa de frustações e equívocos nas relações interpessoais do indivíduo. O fator Tele permite que a pessoa vivencie os momentos especiais em condições favoráveis de forma marcante e intensa, ignorando os acontecimentos ao redor e apenas vivendo o momento. O encontro é algo essencial para a relação télica, relatado por Moreno como algo transformador, vivido como um momento destacado para as pessoas sem uma duração definida, ele apenas fica marcado. De acordo com Moreno, é de suma importância refletir sobre a interação humana e o que acontece entre ela, focando principalmente no presente para captar as correntes afetivas que estão sendo transmitidas nesse contato entre pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com