TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Necessidades Humanas

Por:   •  15/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Universidade Norte do Paraná - Cascavel

Relatório de Estágio Básico I – Psicologia Social

Docente: Joice Amanda Schwab

Discentes: Adriana Rodrigues, Andressa Rodrigues, Cláudia Jordana,

Crislaine Santos, Elizangela Zorzin, Everaldo Da Silva, Fabiana Soares,

Grace Farias, Maria do Socorro.

6ª Fase de Psicologia.

Cascavel, Outubro de 2017.

As necessidades humanas

A inspiração teórica para este estudo baseou-se, principalmente, nos conceitos de motivação de Maslow (1954). As necessidades humanas, segundo Maslow, estão arranjadas numa hierarquia que ele denominou de hierarquia dos motivos humanos. Conforme o seu conceito de premência relativa, uma necessidade é substituída pela seguinte mais forte na hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita. Assim, por ordem decrescente de premência, as necessidades estão classificadas em: fisiológicas, segurança, afiliação, auto-estima e auto-realização. A necessidade fisiológica é, portanto, a mais forte, a mais básica e essencial, enquanto a necessidade de auto-realização é a mais fraca na hierarquia de premência. Maslow pareceu jamais se preocupar com a testagem empírica de sua teoria de motivação e talvez por isso não tenha procurado definir operacionalmente as categorias de necessidades. Contudo ele apresenta definições feitas a partir da observação dos desejos emitidos por seus pacientes. Esses desejos constituem uma manifestação consciente das necessidades e são apenas um meio para determinado fim. Deseja-se uma coisa para conseguir-se outra, que é a satisfação de uma ou de, na maioria dos casos, duas ou mais necessidades. Um indivíduo pode estar motivado, simultaneamente, por várias necessidades. A motivação dominante vai depender de qual das necessidades mais baixas na hierarquia está suficientemente satisfeita.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO

[pic 2]

Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

CURSO DE PSICOLOGIA - ESTÁGIO

2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Identificação

Estágio básico, 6° encontro realizado na COOTACAR (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de material Reciclável), pelos alunos da 6ª Fase do curso de Psicologia, da Universidade Norte do Paraná, Adriana, Andressa, Claudia, Everaldo, Elizangela, Fabiana, Grace e Maria do Socorro, realizado no horário das 15h30min às 17h no dia 10/10/2017.

Descrição da demanda

Foi realizado esse encontro de estágio com os coordenadores da COOTACAR, no dia 10/10/2017, e liderada pela estagiaria Crislaine que apresentou uma dinâmica sobre os sonhos e fez a leitura da historia A Porta. Compareceram 10 mulheres que no inicio apesar de relatar estarem aguardando o encontro, ficaram apreensivas ao serem questionadas sobre os seus sonhos, mais que com  o passar do tempo pode ser observar que estavam mais seguras e fizeram vários relatos de suas vidas, seus medos e sonhos. Partilharam seus momentos de angustias, alegrias e realizações. Assim foi possível que todas pudessem se expressar e expor suas opiniões e experiências vividas.

Procedimento

Este foi o nosso 6º encontro de estágio, foi liderado pela estagiária Crislaine que organizou a dinâmica dos sonhos e apresentou para o grupo, tendo a colaboração dos demais do grupo de estágio que contribuíram na realização das atividades. A Crislaine deu inicio ao grupo retomando o assunto abordado no grupo anterior que foi sobre os 5s e de como trazer essa organização para nossas vidas, (senso de utilização, senso de organização, senso da limpeza, senso da saúde e senso da autodisciplina), e abordou junto os sonhos que o grupo de lideres ali presente tinha para a melhoria da empresa deles. Em seguida pediu para que todos fechassem os olhos e fizessem uma breve reflexão sobre os seus sonhos. Em seguida pediu para que cada integrante ali presente pegasse um coração (um coração recortado em uma folha A4) e três figuras que estava dentro de uma caixa, que representasse o sonho de cada um e foi colado no coração. Após Crislaine perguntou sobre os sonhos e se gostariam de falar sobre eles. Foi relatado pelas cooperadas o sonho de ter a casa própria, de viajar com os filhos, ver os filhos graduados, de ter a família unida, poder se aposentar, aprender a dançar entre outros que foram surgindo durante a conversa.

Crislaine questionou as lideres se era impossível realizar os seus sonhos e as respostas foram que não, que era difícil mais não impossível, que para realizar os sonhos precisavam economizar em casa, diminuindo os gastos com água, luz e outras coisas e assim poderia guardar um valor e com o tempo realizar o sonho que estava almejando. Também foi questionado sobre os sonhos que as coordenadoras e toda a equipe da cooperativa tinha em relação a empresa deles, sobre melhorias e outras coisas e a resposta foi que o grupo da cooperativa sonhava em ter esteiras para facilitar no trabalho deles e um caminhão para poder vender eles mesmos  para outros os materiais e ganhar um pouco mais com isso. Na seqüência a estagiaria Crislaine leu a história A Porta que conta como o medo de abrir uma porta pode nos fazer perder oportunidades e deixar de realizar sonhos. Uma das integrantes do grupo relatou que por inúmeras vezes tentou abrir as portas em sua vida e que sempre quebrou a cara, sempre se frustrou e acabou desistindo de tentar novamente e que hoje ela não abre mais portas e deixa a vida conduzir seu caminho, pensando somente no hoje, sem sonhos, sem desejos. Porem com o passar do tempo relatou que gostaria muito de ver seus filhos formados, com uma graduação, o que nos mostrou e fez com fosse possível mostrar a ela que isso era um sonho e que por mais que ela não visse como tal, ela estava sim sonhando algo para os filhos e para a realização pessoal dela. Houve alguns relatos de sonhos já realizados, como a compra da casa própria, do carro e com isso vieram novos sonhos e algumas mulheres da equipe levaram o coração com seus sonhos para sempre lembrar o que deseja alcançar ainda na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (355.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com