TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas Sociais e Subjetividade

Por:   •  23/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Práticas Sociais e Subjetividade – 2022

Registro de Observação

Nome: Bruna Nataly Paes Vieira             RA: G122534

Data: 10/09/2022

Local: Praça de Alimentação Shopping

Horário de Início: 11h00                        Horário de Término: 13h00

Total de Horas observadas nesta data: 2 horas

           Cheguei na praça de alimentação num horário de maior movimento, próximo do almoço e haviam muitas pessoas já sentadas e outras nas filas aguardando para fazer o pedido. Sentei-me em uma mesa no centro da praça afim de conseguir visualizar mais amplamente e após um tempo observando percebi um casal de homem e mulher com duas crianças pequenas, na qual uma estava no colo e a outra segurando a mão da mãe enquanto o pai andava sozinho ao lado. A mulher que vestia uma calça jeans com blusa de moletom se sentou em uma das mesas e colocou as crianças sentadas próximas de si, enquanto o homem olhava os restaurantes.

         O homem conversou rapidamente com a mulher e se direcionou ao Mc Donald’s onde fez o pedido e logo voltou com as bandejas. Logo após começarem a comer, a mulher conversava com o homem que parecia disperso e não dava tanta atenção ao que ela falava, até que pegou seu celular e começou a mexer, a mulher parecia um pouco incomodada pois parou de falar e ficou com uma expressão fechada apenas dando a atenção necessária para as crianças que a todo momento à requisitava.

         Uma das crianças pediu para ir ao banheiro e prontamente o homem respondeu para que a mulher à levasse enquanto ele cuidava da outra criança, porém em todo o tempo em que a mulher ficou ausente levando a filha no banheiro, o pai mexia no celular e mal prestava atenção na criança que estava ao seu lado, que chegou até a levantar da cadeira e andar até a mesa do lado sem que ele se desse conta.

        Numa mesa próxima dali haviam uma mulher e um homem que também acredito que fossem um casal, pois estavam juntos com uma criança de cerca de seis anos que comia seu lanche e brincava com o brinquedo enquanto os adultos conversavam entre si e vez ou outra riam juntos, se abraçavam e davam atenção à criança que se envolvia na conversa. A mulher que aparentava ter cerca de vinte e sete anos, pegou o celular e mostrava a todo momento algo ao homem e logo em seguida começaram a tirar foto dos três juntos.

        Ao final da observação percebi o quanto os momentos de lazer tanto familiares como em qualquer relação, podem ser afetados por conta desse uso excessivo de tecnologia pois no primeiro caso poderia ser um momento feliz em família e eu notei o quanto aquela mãe ficou sobrecarregada em precisar dar todos os cuidados e atenção para as filhas enquanto o marido estava ocupado mexendo no celular, levando em conta também que ela pode se sentir deixada de lado. Já na outra situação familiar era nítido o quanto ambos valorizavam aquele momento em que estavam reunidos e pareciam querer aproveitar ao máximo a companhia familiar.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com