TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Objetais

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 2 – relações objetais.

O período freudiano inicia a psicanálise, surgindo em 1900 com q publicação da interpretação dos sonhos que é o marco inaugural da psicanálise em q o Freud apresenta o esquema do aparelho psiquico, a chamada 1a tópica. A ideia que a mente humana é formada por dois sistemas que funcionam de forma distinta.

Nas décadas seguintes ele vai escrever os casos clínicos numa tentativa de validar o modelo apresentado por ele em 1900 usando o método dedutivo.

Caso Dora; marcado por dois sonhos. Freud desvenda as mensagens cifradas dos sonhos, que o sonho tem uma lógica, que os sonhos são a realização de desejos apresentada de forma disfarçada. O sonho passa a ter uma gramática e um sentido é apresentado como desejos disfarçados. Freud diz que o principal caminho para conhecer o inconsciente era através da interpretação do sonho. É com esse objetivo que ele escreve o caso Dora.

Caso do Pequeno Hanz: Em 1905 ele vai falar sobre o deslocamento do afeto, que no caso trata-se dos sentimentos ambiguos que diz respeito a amar o pai, mas também temer esse pai. O afeto é transferido para o medo de cavalos.

Homem dos ratos: Publicado em 1907 o caso do homem dos ratos, que é um caso de neurose obsessiva, que hoje é transtorno obsessivo compulsivo, trazendo a ideia de que o sujeito sofre porque sentiu e que por alguma razão, a barreira do recalque não funcionou e um afeto que deveria estar banido da consciência, reprimido, veio  tona e por fazer isso pôs tudo a perder. Este caso está falando d recalque.

Segundo Freud, o funcionamento normal do aparelho psiquico é de fora para dentro, uma introjeção da realidade a partir da porta de comunicação da percepção. A pessoa desde criança vai provando o mundo, escutando o mundo, tocando o mundo e vai construindo introjeções desse mundo, que estão np plano inconsciente, mas saem á noite e vão passear pelos nossos sonhos, projetando aquilo que foi guardado na memória como um filme que se descortina nos nossos olhos fechados. O delírio na psicose tem essa função, como se fosse um sonho acordado. Freud vai propor um decifrar do delírio do Shreber e de suas alucinações para explicar esse funcionamento mental projetivo.

Na década de 20, Freud vai apresentar um novo olhar sobre o funcionamento psíquico, e escreve o EGO e o ID, apresentando a 2a estruturação do aparelho psíquico. Em 1924 ele escreve sobre a dissolução do complexo de edipo.

“Onde era o EU o ISSO advirá”. Os teoricos ingleses das relações objetais vão dizer: viu como e eu é relevante na obra do Freud? O movimento de um processo analítico é fazer o eu se expandir para dentro do ID. Onde era uma parte do IG o EGO se espandirá e ocupará essa parte.

Para a psicanálise a direção da cura é fortalecer o EGO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com