TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Da Personalidade - Uma Abordagem Ampla E Ontológica

Artigo: As Teorias Da Personalidade - Uma Abordagem Ampla E Ontológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  5.580 Palavras (23 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 23

As teorias da personalidade - uma abordagem ampla e ontológica

Max Elias da Silva Araújo

Sumario: 1. Introdução. 2. Definição e conceito de personalidade conforme a psicologia forense. 3. Conceito de personalidade no âmbito jurídico. 4. Muitas pessoas buscam uma explicação do que vem a ser personalidade e como ela surgiu. 5. Sigmund Freud. 5.1. Biografia. 5.2. Teoria da personalidade – a teoria psicanalítica. 6. Carl Gustav Jung. 6.1. Biografia. 6.2. Teoria da personalidade – A psicologia analítica. 7. Alfred Adler. 7.1. Biografia. 7.2. Teoria da personalidade - psicologia individual. 8. Willian James. 8.1. Biografia. 8.2. Teoria da personalidade - psicologia da consciência. 9. Carl Rogers. 9.1. Biografia. 9.2. Teoria da personalidade – A perspectiva centrada no cliente. 10. Frederik Perls. 10.1. Biografia. 10.2. Teoria da personalidade – Gestalt-Terapia. 11. Conclusão. 12. Notas. 13. Referencias bibliográficas.

1. Introdução.

A personalidade e suas possíveis teorias a respeito de seu surgimento tornam-se restringidas e limitadas a determinadas correntes de pensamentos, geralmente são correntes de pensamentos que ora são tradicionalistas ou radicais. O que ocorre é definir o que vem a ser personalidade requer um estudo que exige bastante detalhe, sendo assim, há a busca e interrelação de diferentes estudos e temas desenvolvidos e/ou aprimorados como fizera Freud no desenvolvimento da psicanálise.

A psicopatologia, conhecida popularmente como psiquiatria, é o ramo da medicina que se ocupa do estudo e compreensão do fato psíquico patológico, do homem enfermo psicologicamente. A mesma, adota uma visão referente à perspectiva clinica, condizendo que a conduta delitiva, no caso de enfermos que chegam a cometer algum delito, é pura expressão de um determinado transtorno patológico da personalidade, ao qual aflige um determinado individuo. Porquanto a psicologia busca delinear e explanar o estudo da estrutura, etiologia e desenvolvimento cognitivo do comportamento humano, tal conceito no âmbito da criminologia, a mesma tem por função primordial buscar o motivo de um dado individuo ter cometido uma conduta delituosa.

A psicanálise, a qual foi bastante estudada e compreendida em sua essência fundamental por Freud correspondem ao exame da estrutura psicodinâmica da personalidade, seus conflitos internos e frustrações. O modelo psicanalítico distingue três complexos psicológicos, os quais são o Id, Ego e o Superego, estes integram o aparelho intra-psíquico, cujo equilíbrio garante uma estabilidade nas estruturas e funções psicológicas do individuo em questão.

É fundamental, analisar que existe uma grande ramificação de autores que desenvolveram conceitos distintos sobre a psicanálise e até mesmo de todo o estudo psicanalista. O que importa é compreender taxativamente o conceito de personalidade, visto que esta apresenta traços semelhantes nos escritos dos mais variados autores e estudiosos do ramo da psicanálise. O que varia é o conceito atribuído a origem da mesma, interessando tal estudo a todas as ciências humanas inclusive ao direito.

Não importa em qual setor jurídico, um operador do direito estar inserido, mas compreender a psicologia é fundamental para tal pessoa ter um grande progresso profissional. V.g., um advogado luta pela defesa do seu cliente, ele deve buscar achar e aplicar os melhores argumentos para convencer um determinado juiz a dar ganho de causa a ele, outra função é derrubar os argumentos da outra parte. No entanto para que tal fato ocorra é necessário, além de conhecimento jurídico, um excelente conhecimento das ciências psicológicas, em casos em que um advogado de uma parte que estar sendo acusada nota que o advogado da outra parte apresenta sintomas de uma neurose denominada TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), como por exemplo, ser bastante metódico, detalhista entre outros sintomas. Basta apenas o advogado da parte acusada realizar algumas perguntas não muito complexas, mas simples e numerosas a parte acusadora, a fim de deixar confuso e sem argumentos.

A psicologia forense, assim como outros ramos das ciências humanas são imprescindíveis para a formação de um bom profissional do ramo jurídico, principalmente para a compreensão do estudo criminal, visto que a psicologia criminal busca estudar e compreender de fato a dinâmica psicológica criminal. Como dizia Willian James:

“Em nossa vida cognitiva, assim como na vida ativa, somos criativos... O mundo é realmente maleável e espera de nossas mãos seus toques finais. Como o reino do céu, ele sofre voluntariamente a violência humana. O homem engendra a verdade sobre ele” (James, 1907, pp. 256-257).

Dessa maneira, entende-se que o mundo é como uma folha de papel maleável em sua essência, sujeitando-se as ações humanas e naturais sua interlocução e atividade. O operador de direito deve buscar cada vez mais a sua criatividade e a busca da luz tão sonhada pelo iluminismo, que é a simples e pura verdade, esta é instrumento do homem, a qual busca dar seus toques finais e peculiares a ela. Assim entender as diversas concepções de personalidade no âmbito da psicologia forense é um grande passo a compreensão da ciência jurídica do futuro, a qual prima pela flexibilidade ideológica.

2. Definição e conceito de personalidade conforme a psicologia forense.

A definição de personalidade personalidade é para a grande maioria dos autores que remeteram à base do presente trabalho o conjunto peculiar de aspectos que diferenciam a grande maioria das pessoas naturais, no meio de uma gama de pessoas tanto de culturas iguais quanto de diferentes. Porquanto o conceito de personalidade é o perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos extrinsecamente. A personalidade de certo individuo é a reflexão de um complexo de fatores desde o fisiológico ao psicológico, ela é a combinação da constituição temporal e fruto da construção do caráter e temperamento individual, estes latentes em cada um de nós.

Vale ressaltar que cada pessoa possui uma espécie diferente de personalidade, pois seria impossível haver pessoas com iguais pensamentos e personalidades. A personalidade é condicionada por duas variáveis: às inatas e aquelas que adquirimos com o nosso desenvolvimento fisiológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com