TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos Etapa 1 Atps

Monografias: Recursos Humanos Etapa 1 Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

À Moderna Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

A gestão de pessoas geralmente é imprescindível dentro das organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a situação de cada empresa, podendo alterar o modelo de estrutura organizacional adotada em cada uma delas.

Esta área da gestão vem passando por várias mudanças, umas das grandes transformações estão relacionadas principalmente com as pessoas, pois o capital econômico era valorizado e passou a ser valorizado pelo capital humano. Estes aspectos fundamentais de mudanças organizacionais tornam-se as pessoas valorizadas como seres humanos, como pessoas inteligentes através da organização e de empresas capazes de conduzi-la ao sucesso.

A administração tem como objetivo mostrar o comportamento interno do capital humano, além de aplicar recompensas e remunerações ao seu subordinado. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando os elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

A gestão de pessoas inclui seis processos que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esse processo é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultados em um produto especifico para um determinado cliente.

O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos. A importância é focar em todo e não apenas em suas partes. Os movimentos de reorganização empresarial provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos.

Gerenciar pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O gerente ou líder tem o dever linear e direto, pela direção de seus subordinados. Por essa razão, existe o princípio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.

Na área de Administração de RH predomina uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação de serviço para as demais áreas empresariais. E nisso a Administração de RH era essencialmente exclusiva. A prestação de serviço do staff prevalecia sobre a responsabilidade de linha dos gestores da empresa, pois o staff é quem tomava as decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.

A gestão moderna é descentralizar as decisões de Administração de RH. Quando a Administração de RH é descentralizada o órgão de Administração de RH perde suas fronteiras e limites, dispersam entre unidades estratégicas, perde visão das práticas de RH e passa a ter necessidade de terceirização das atividades burocráticas.

Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

O filme retrata criticas a modernidade e o capitalismo, que é representado pelo modelo de industrialização que engoliram exigências não favorecidas ao trabalhador.

Relata também à realidade do poder capitalista que agia com desigualdade entre as pessoas com baixa renda e de camadas menos abastecidas, como essa sociedade valorizava a burguesia, isso mostrava um poder que agia em seus próprios interesses, com suas próprias ideias sem valorização nenhuma aos operários que trabalhava duro e davam o seu melhor em suas atividades.

A história também deixa claro que o poder se importava apenas com a industrialização e auxilio para as grandes empresas, sem mostrar nenhum interesse naqueles que estavam na miséria, desempregados e com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com