TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral nas Organizações

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Assédio Moral nas Organizações

Faça uma relação entre o artigo “Assédio moral  nas organizações de trabalho: perversão e sofrimento”, de Angela Maria Pires Caniato e Eliane da Costa Lima e o texto Memória  e sociedade,  de José Moura Gonçalves Filho, no que se refere à humilhação social

        Em Memória e Sociedade, José Moura Gonçalves Filho baseado nas pesquisas de Simone Weil relatadas no texto ”A condição operária e outros estudos sobre a opressão”  descreve a condição do operário esmagado pela dura pressão das ordens e das máquinas que lhe roubam todo espaço para escolhas, para participação, existindo como uma coisa inerte inteiramente submetida. Acrescenta que o operário é marcado pela contínua necessidade de não desagradar e que muitos sofrimentos são aceitos só para evitar uma bronca. A menor delas é uma humilhação dura, porque não se ousa responder. Nas linhas de montagem o operário perde a inteligência do conjunto e, com ela, perde o sentimento do trabalho. A condição operária quebra no trabalhador o sentimento da dignidade humana. Simone Weil propõe um plano de enraizamento operário de modo que o trabalhador, no trabalho, pudesse se sentir em casa, sentir-se no que lhe pertence e no que empenha o seu espírito. O plano supõe a abolição de grandes fábricas e a proibição de trabalhos degradantes. Segundo Weil, o problema operário mais radical e que precisa ser abolido é a humilhação.

        Na mesma linha de pensamento, no texto Assédio moral nas organizações de trabalho: perversão e sofrimento, Caniato e Lima relatam o problema do assédio moral nas organizações de trabalho, segundo estudos de vários autores, aprofundando-se nos que se referem à psicoterapeuta Hirigoyen e o psiquiatra Dejours.  

Assédio em um local de trabalho é toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. O conceito de assédio moral, no que se refere à vítima, remete ao desprezo, ao maltrato, à humilhação; e, no que se refere ao agressor, remete à intencionalidade de fazer mal a alguém (Hirigoyen, 2003, p.65).

A autora detalha como ocorre esse processo e as consequências para a vítima que vão desde alterações mais superficiais e imediatas como confusão mental, dificuldade de pensar, um certo vazio na cabeça; confusão que gera estresse, reforçado pela dúvida (quanto à própria culpa e aos motivos da submissão) e pelo medo (da agressão). Tudo isso leva a vítima a isolar-se socialmente, podendo chegar a um estado depressivo crônico, a uma patologia delirante chamada de psicose alucinatória crônica.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com