TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento Agenda 21

Trabalho Universitário: Atividade De Autodesenvolvimento Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIAS EXISTENCIALISTAS E HUMANISTAS

FILÓSOFO JEAN-PAUL SARTRE

BIOGRAFIA

Sartre nasceu em Paris, no dia 21 de junho de 1905. Em 1924, foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Ingressou no curso de filosofia da Escola Normal Superior onde conheceu a fundadora do feminismo moderno, Simone de Beauvoir. Desde então, nunca mais se separaram. Em 1933, Sartre passou um ano estudando em Berlim, período em que teve contato com as obras de filósofos como Kierkegaard, Husserl, Karl Jaspers e Heidegger, referências importantes para a sua filosofia. De volta à França, Sartre publicou os seus primeiros romances, dentre elesA náusea (1938).

EXISTÊNCIA E ENGAJAMENTO

Durante a Segunda Guerra Mundial, o filósofo foi convocado a prestar serviços militares, sendo preso pelos alemães em 1940. Permaneceu cerca de um ano num campo de concentração e, conseguindo escapar, retornou a Paris. Em 1943 iniciou a sua colaboração com o movimento de resistência francesa contra a ocupação alemã. Nesse mesmo ano, a primeira peça teatral de Sartre – As moscas – é encenada, e o seu primeiro e principal tratado filosófico – O ser e o nada – publicado.

A existência precede a essência. Esse é o mais popular e emblemático princípio da filosofia existencialista de Sartre. O homem não possui uma essência dada a priori: ele é aquilo que faz no decorrer de sua vida. Nesse sentido, nenhuma determinação, seja da ordem da natureza – como a hereditariedade – seja de ordem metafísica – como Deus – explica o que seja o homem: ele é fruto de um processo marcado pela liberdade de escolha num contexto de possibilidades. O homem constrói a si mesmo por meio do exercício da liberdade.

É preciso lembrar que, para Sartre, a liberdade não é uma faculdade humana abstrata ou puramente espontânea. A liberdade é uma atitude concreta e sempre situada. Cada indivíduo está inserido no mundo no qual pesam sobre ele desde fatores pessoais, como a família e a condição social, até a própria configuração histórica de sua época. A existência depende da conduta que cada um assume em relação a essas contingências. O homem é inteiramente responsável por aquilo que ele é. E a responsabilidade, pensada como o engajamento no mundo, é um valor inerente à liberdade.

FRASES DE SARTRE

“Estamos condenados a ser livres.”

“A felicidade não está em fazer o que a gente quer, mas sim em querer o que a gente faz.”

"O inferno são os outros. Projetamos nos outros a nossa realização e aguardamos deles algo que amenize o vazio que nos habita.”

“O ser humano é uma paixão inútil.”

"Eu sei que nunca mais encontrarei nada nem ninguém que inspire uma paixão. Você sabe, não é tarefa fácil amar alguém. É preciso ter uma energia, uma generosidade, uma cegueira. Há até um momento, bem no início, em que é preciso saltar por cima de um precipício: se refletirmos, não o fazemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com