TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Psicologia_comportamento

Casos: Atividade De Psicologia_comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1- A partir do trecho acima, construa um texto ( 10 a 15 linhas) que relacione subjetividade e relações sociais, destacando a adesão ao selfie. (Valor: 1,0).

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

- conceito de selfie, subjetividade e identidade – (valor 0,5)

- o narcisismo, o individualismo, o modismo e o consumismo nas relações sociais – (valor 0,5)

Selfie (nominação emprestada do inglês, Self - Eu ou Si-mesmo) são aquelas fotos que quase todo mundo tira na frente do espelho e também embutido no conceito do selfie vem o ato de publicá-lo. Subjetividade segundo o sociólogo Woodward sugere a compreensão que temos sobre o nosso eu. O termo envolve os pensamentos e as emoções inconscientes que constituem nossas concepções sobre ‘quem somos nós’.

E a identidade é o modo como nos apresentamos ao mundo e o como as outras pessoas nos veem. A partir daí o narcisismo é um protetor do psiquismo e um integrador da imagem corporal, ele investe o corpo e lhe dá dimensões, proporções e a possibilidade de uma identidade, de um eu. O narcisismo ultrapassa o autoerotismo e fornece a integração de uma figura positiva e diferenciada do outro.

Sendo assim, aquele indivíduo que não se estabelecia sob este sistema, e busca autonomia e independência, considerado como “indivíduo-fora-do-mundo”, ou “renunciante”. Ou seja, o indivíduo que busca um valor supremo em si mesmo, se distancia do mundo social como condição necessária para o desenvolvimento espiritual individualista. E os padrões de consumo estão ligados diretamente com o ego fazendo assume as características de consumo deliberado, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração no seu mundo social.

Questão 2- Como base no vídeo Desafiando gigantes (https://docs.google.com/file/d/0BxqElVT6yI_Sb2V4V1Z2cUFVNms/edit), analise os elemento 2ª os que caracterizam um grupo eficaz (valor: 2,0). Destaque no seu texto: afetos, coesão, motivação e liderança. O trecho do vídeo está disponível no ava.

O vídeo “desafiando gigantes” mostra como devemos fazer para vencer e como devemos reagir nos momentos difíceis da vida. O vídeo demonstra liderança claramente designado pelo técnico, trabalho em prol do objetivo do time, enfatiza, em aspectos individuais para o desempenho da equipe, definição de responsabilidades e estabelecimento de recompensas, tem a efetividade evidenciada a partir da influência do líder exercida sobre outros membros do time.

Os afetos estão presentes na vida da pessoa, constituem a nossa dimensão subjetiva e marcam a nossa relação com o outro. Segundo Henry Wallon, somos pessoas completas em que o afeto, a cognição e o movimento são interdependentes e participam das nossas relações. Na análise Walloniana, a afetividade é um conceito mais abrangente no qual se inserem manifestações ou expressões, como a emoção. A emoção, para o autor, é uma atividade eminentemente social, que se nutre do efeito que causa no outro. Para Wallon, as emoções têm um poder de contágio e propiciam relações interindividuais nas quais se diluem os contornos da dimensão subjetiva de cada um. O poder contagioso e coletivo da emoção tem uma importância decisiva na coesão do grupo social, pois estabelece uma comunhão imediata, esclarece Galvão (2003).

O vídeo nos passa a ideia de motivação que para Gondim e Silva (2004), é definida como ação dirigida a objetivos, autorregulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas. Mostra como um líder deve se comportar em determinadas situações segundo Albuquerque e Puente-Palacios (2004), que explicam o que é ser um líder, um fenômeno grupal, funcional, ele sintetiza as aspirações do grupo e existe de modo contextualizado, ou seja, em determinada circunstância e lugar histórico. Exercer a liderança significa estabelecer um processo interativo, estar centrado nos grupos, ser capaz de defender os interesses, correr riscos para cumprir metas e representar o poder instituído.

Questão 3- Identifique em uma das teorias da psicologia (escolha uma teoria) as contribuições para sua profissão (valor: 1,0) eddy pag 158.

Em seu texto, aborde os seguintes pontos:

- explicite em seu texto o conceito escolhido e a análise do mesmo (valor: 0,5)

- aplicabilidade e a importância do conhecimento psicológico para vida profissional (identifique o seu curso) (valor: 0,5).

O Behaviorismo que propõe um modelo de ciência que enfatiza a observação e a interação organismo-contexto na análise do comportamento humano. O Behaviorismo trouxe contribuições para compreender o comportamento humano. Os conceitos de reforço e punição são utilizados popularmente e são importantes para analisar e modificar o comportamento. Nas organizações, é importante conhecer estes conceitos, pois contribuem para compreender o papel das lideranças, o processo de aprendizagem e modelagem do trabalho e a motivação dos trabalhadores.

As empresas entendendo que profissionais motivados tendem a produzir mais passaram a utilizar os métodos propostos pelos os estudiosos do Behaviorismo realizando adaptações do meio ambiente, investimentos em saúde e segurança do trabalho, utilização de técnicas motivacionais, reforço e bonificação financeira. É fundamental que profissionais que gerenciam pessoas, dentre os quais gestor de TI, saiba analisar e intervir sobre a motivação dos trabalhadores, uma vez que ela está diretamente relacionada com a satisfação, produtividade e qualidade de vida no trabalho.

Portanto, é importante o estudo e realização de pesquisas visando o desenvolvimento de estratégias para compreender a motivação e a modificação do comportamento organizacional.

Questão 4- A partir do conteúdo estudado na disciplina e textos complementares, analise as relações nas organizações, as características dos grupos e equipes de trabalho.

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com