TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Psicologia Aula 3

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 3

1- Para, Chiavenato (2000), liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana, utilizada para a consecução de um ou mais
objetivos específicos.  Com base nessa aula responda as questões abaixo:

  1. Descreva os tipos de líderes e de liderança apresentados na aula;

      0 lider refere-se a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Liderança autoritária: O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo; Liderança liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o à vontade e sem controle algum, permitindo que o grupo faça o que quiser e Liderança democrática onde líder conduz e orienta o grupo, incentivando a participação democrática das pessoas, havendo formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os membros. O líder e os subordinados desenvolvem comunicações espontâneas, francas e cordiais e o trabalho acontece de maneira harmoniosa e produtiva, mesmo sem a presença do líder.

(B) Descreva os sistemas de Influências Coalizão externa e Coalizão interna. Exemplifique cada um deles.

     Coalizão pode ser entendida como acordos firmados para um objetivo comum. A coalizão externa é composta por influenciadores de diferentes grupos, conforme nos mostra Zanelli, (2004): Os proprietários, que detém a posse legal da organização; associado que são os fornecedores, parceiros, clientes, competidores; associações, de empregados ou profissionais; públicos, famílias, líderes de opiniões, grupos de interesses como movimentos e instituições comunitárias, governo em diferentes níveis e Conselho Diretor que constitui a coalizão formal. Quanto mais envolvidos os proprietários e mais concentrados a apropriação, maior a influencia da coalizão (aliança) externa. Há também influenciadores na coalizão interna (CI). São os membros organizacionais que vivem o cotidiano da organização e são distribuídos em diferentes níveis hierárquicos.

ATIVIDADEDA AULA 04

...É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade
e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental
não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para
continuidade dos sistemas sociais.
Sebastião V. Nova

[pic 1]

1- Segundo Braghirolli et al (2005), toda sociedade é formada por diferentes
grupos e organizações, assim atualmente o indivíduo faz parte de vários grupos
simultaneamente. Um dos temas preferido pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos.

Com base na afirmativa acima.

  1. Discorra sobre a importância do trabalho em equipe, para o Gestor Imobiliário.

Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo esta parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo. Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes. O trabalho em equipe é união e amizade em prol de um bem e de um objetivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual.

(B) Explique como ocorre o Processo de Socialização.

     Segundo Teixeira (2002), a partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo internaliza as informações, somando a esta, afetos positivos e negativos. Assim, algumas pessoas podem desenvolver relacionamentos satisfatórios com umas e não com outras. A estas informações, com conteúdos afetivos, que o indivíduo disponibiliza para uma determinada ação (com o outro ou com um objeto), chama-se atitude. As atitudes sofrem influências dos motivos, interesses e necessidades com as quais nos deparamos. O comportamento social e toda sociedade são regulados por normas que variam conforme a situação. Portanto, as nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos, novos comportamentos ou situações, em que somos obrigados a nos comportar em desacordo com nossa vontade. Ex.: você não gosta de alguém que reside em seu bairro (atitude negativa), mas será obrigado a conviver com ele, pois passaram a trabalhar juntos. É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com