TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades psicologia Aula 1

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

1- A Psicologia se constrói à medida que o homem pensa sobre si e sobre o mundo. Então, nem a Psicologia, nem o homem estão prontos e acabados. Após uma atenta leitura da aula 01:

(A) Disserte sobre os objetos de estudo da psicologia e suas especialidades.

     O objeto de estudo da Psicologia é o homem e a compreensão de sua subjetividade, ou seja, a síntese individual de cada pessoa como a maneira de ser, de pensar e agir sendo esta constituída desde o nascimento com as pessoas as quais o indivíduo convive nos primeiros momentos como seus cuidadores com gestos, comunicação, forma de agir sendo assimilados e adotado por imitação algumas formas de agir formando o comportamento. A subjetividade humana consiste nestas emoções, sentimentos, comportamentos, pensamentos e tudo o que diz respeito ao ser humano.

(B) Explique o que é Psicologia e apresente as principais abordagens da Psicologia do século XX.

            A Psicologia é a ciência que estuda o que motiva e o que mantém o comportamento humano, os processos mentais como sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência. As principais abordagens da psicologia do séc. XX são: O estruturalismo, este a primeira escola psicológica do pensamento; O Funcionalismo que da ênfase na natureza dinâmica e mutável da atividade mental: descobre como o pensamento, as emoções e outros processos satisfazem as necessidades do organismo, e como o organismo se ajusta ao meio ambiente; O Associacionismo onde aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias mais simples às mais complexas; O Behaviorismo, que em tradução significa comportamento, onde estuda como objeto principal o comportamento do ser humano, sem ater-se primordialmente com elaborações psíquicas e a mente e sim como se dá o comportamento do indivíduo diante de estímulos externos ao qual recebe; A Gestalt, esta abordagem nasceu na Europa, e surgiu em protesto contra as ideias das escolas que estavam surgindo no início da Psicologia Científica, que tinham uma visão fragmentada das ações e processos humanos. A Gestalt postulava a ideia da necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, sendo tendência teórica mais próxima da Filosofia. A Psicanálise nasceu com Freud na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postulando o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.

2- Uma das principais abordagens da psicologia é a Psicanálise, que nasceu com Freud na Áustria. Sendo assim, faça um texto explicativo sobre as duas teorias do aparelho psíquico apresentada por Freud.

     A primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico, apresentada por Freud através da obra A Interpretação dos Sonhos (1900) definia a existência de três níveis da consciência, porções de personalidades: Consciente - é tudo aquilo que o indivíduo está pensando e refletindo no exato momento; Pré-consciente - é o sistema onde permanecem os conteúdos acessíveis à consciência onde o indivíduo com um pequeno esforço possa se recordar de algo acontecido e Inconsciente que são conteúdos contidos dentro do interior psíquico como lembranças ruins decorrentes na vida reprimidas por autocensura ao qual o indivíduo cria diante da adversidade ou talentos desconhecidos até ao momento em que surja uma eventual necessidade onde o indivíduo emprega a sua criatividade, "descobrindo" tal atributo até então desconhecido. A segunda teoria Freud subdividiu a personalidade em Id - Ego - Superego. O Id - é alimentado pela energia instintiva e dirigido pelo princípio do prazer, a dimensão da personalidade que é irracional, ilógica e impulsiva. O Id, é uma porção do eu que limita-se apenas as ideias de gratificações imediatas, procurando a satisfação dos desejos. Por isso é considerada a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade. Ego - é parcialmente consciente e dirigido pelo princípio da realidade. É a dimensão mediadora da personalidade que é racional e programada, sendo a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. O Superego é parcialmente consciente e representa valores e regras morais internalizadas. A dimensão da personalidade que é moralista julgadora e perfeccionista. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com