TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Sociologia

Dissertações: Atps De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  3.947 Palavras (16 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 16

Serviço Social

Sociologia

Prof.ª Cláudia Benedetti

Ana Paula Peixoto Silveira RA: 419261

Maria de Fátima Silveira RA: 406765

Maria Hariana da Silva RA: 409937

Terezinha de Jesus Rodrigues Sousa RA: 428464

Tereza Maria da Silveira RA: 413156

Acaraú – CE

24 Nov/ 2013

Índice

Introdução

Tipos de Solidariedade Social

Uma Visão Evolutiva dos Direitos Humanos

A Era das Revoluções

Os Direitos Humanos e a Política Internacional

A Realidade dos Direitos Humanos no Brasil

Considerações Finais

Bibliografia

Introdução

Nos textos seguintes serão abordados os tipos de solidariedade social, que para vivermos em sociedade, é essencial que nos preocupemos não só com o “eu” individual, mas com a sociedade como um todo, é importante que pensemos no bem comum.

Abordaremos também os Direitos Humanos, a forma como com o passar do tempo e através de muitas lutas, movimentos e revoluções, foram transformando as necessidades da sociedade, em leis, porém, as lutas para que essas leis saíssem da teoria e fossem colocadas em prática, revolucionou o mundo, se tornando um marco na história mundial, como é o caso da Revolução Francesa.

A classe social que mais sofre com a privação de direitos é a dos pobres, sendo vítimas da fome, do desemprego, da falta de moradia, da má distribuição de renda, da escassez e do mau uso dos recursos públicos, dentre outros. Veremos também que se tratando das políticas e das leis, os direitos humanos são colocados em um dos temas mais importantes nacionalmente e internacionalmente. Porém, essa importância pouco tem vez quando há a necessidade de ser colocada em prática, afinal quase não são exercidas.

Tratando-se do Brasil, há estatísticas que comprovam que o mesmo é um dos países onde há grandes índices de corrupção, de desvios de dinheiro público, verbas essas que deveriam ser investidas para o bem comum da sociedade, assim esses desvios se refletem em famílias que vivem em situações degradantes, na miséria, sendo privadas de gozarem de benefícios, benefícios esses, que são seus por direito. Com isso o que diz a Declaração dos Direitos Humanos pouco é exercido, ainda está na teoria, porque a prática, não corresponde a seus princípios.

Tipos de solidariedade social

Ao nos aprofundarmos na obra de Émile Durkheim compreendemos tipos diferentes de solidariedade social. Em seu estudo realizado no século XIX, compreendeu-se que os laços que prendiam os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades seriam dados pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social.

Solidariedade para o autor significa consciência coletiva ou comum, onde podemos destacar consciência coletiva como a soma da consciência individual, onde a consciência coletiva é que formaria então o ser social. Já a consciência comum está relacionada com a personalidade de cada individuo.

Após essa conclusão Émile Durkheim percebeu mais dois tipos de solidariedade social, nomeadas de mecânica e orgânica; A sociedade de solidariedade mecânica está ligada a sociedade coletiva, onde o desejo de um individuo está totalmente ligado com os desejos dos demais que fazem parte do seu grupo social. Essa sociedade é encontrada em pequenas cidades, ou comunidades onde a população entra sempre em acordos, visando o interesse de todos que dela fazem parte. Já a sociedade de solidariedade orgânica, é exemplificada como uma sociedade individualista, onde o capitalismo predomina, e cada indivíduo só pensa e age para fins pessoais.

Em sua outra obra Émile Durkheim enfatiza a interação social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior, a sociedade. Ele afirma que para existir uma sociedade é necessário que os indivíduos entrem em um consenso, mais infelizmente nem sempre esse consenso é aceito por todos.

Portanto, em ambos os textos estudados, o autor questiona os tipos de solidariedade social, onde é de suma importância essa conexão entre os indivíduos de uma sociedade, pois se isso não ocorrer vamos ter o fim da sociedade, e nenhum tipo de laço de solidariedade, principalmente nas grandes metrópoles onde as pessoas só visam o capital.

Uma Visão Evolutiva dos Direitos Humanos

Nos séculos passados acreditava-se que o poder exercido por alguém, era procedente de dádivas divinas, predominava a monarquia, o poder passava de pai para filho, os donos do poder o exerciam com supremacia, ditavam suas leis de acordo com seus princípios e necessidades, não havendo quem ousasse hesitar ou contradizer as leis estabelecidas. A religião exercia grande influência sobre os indivíduos, estabelecendo princípios morais, sociais e culturais. Essa influência religiosa era introduzida nas culturas pela igreja através do processo de evangelização dos povos, pois era fundada na igualdade entre todos os seres humanos. Com o passar dos tempos a humanidade foi evoluindo, e trazendo consigo a necessidade de direitos. E aos poucos, foi também, passando a converter em leis as necessidades sociais.

Entretanto uma das primeiras e mais importante busca pelos direitos do povo, foi A Declaração de Virgínia, de 1776, que proclamava o direito a vida, a liberdade religiosa e de imprensa, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com