TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Psicanalise Etapa

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 2]

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

TRABALHO DE PESQUISA

ATPS –Teorias Psicanalíticas II – Etapa 1 (Individual)

Trabalho de pesquisa apresentado para avaliação de 1º bimestre da disciplina de Teorias Psicanalíticas II, sob orientação da Profª. Ana Cristina.

Submetido para avaliação por:

Marcelle Jungers Portugal 6842475662

São José dos Campos – SP

2015

No presente trabalho, identificarei os principais conceitos de fantasias inconscientes e relações objetais para Melanie Klein.

Klein aprofundou-se na dimensão psicológica, com intuito de estudar a mente das crianças de tenra idade, suas fantasias, medos, angústias e etc. Klein desenvolveu a análise através de atividade lúdica, para ter acesso ao inconsciente da criança, já que não seria possível utilizar a técnica de associação livre. Ela coloca a agressividade, inata na criança, como central em sua teoria, ao invés da vida sexual, como Freud apresentou. Ela produziu uma teoria nova na psicanálise, onde estuda de maneira minuciosa, todos os fenômenos psíquicos desde o nascimento até a morte.

Uma importante contribuição para a psicanálise da teoria kleiniana, foram os conceitos de posição esquizo-paranóide e posição depressiva, períodos normais do desenvolvimento. O bebê nasce imerso na posição esquizo-paranóide, onde as principais características são: fragmentação do ego; divisão do objeto externo (a mãe), mais precisamente o seu seio, já que é o primeiro órgão que o bebê tem contato, o objeto externo é visto como seio mal, onde não é gratificado sempre que deseja. A partir da elaboração e superação desses sentimentos emerge a  posição depressiva, onde as principais características são: Ego inteiro, integrado e introjetado. A mãe é vista como um objeto inteiro e amado. Estas posições se predominam pelo resto da vida, onde se altera em função do contexto que o individuo está vivendo, embora a posição depressiva se predomine num desenvolvimento saudável.

O conceito de fantasias inconscientes se deu, quando Melanie Klein, começou a perceber que as crianças tem uma imagem da mãe maldosa, o que na maioria das vezes não corresponde com a mãe verdadeira. Criada na mente da criança de modo fantasmático. As fantasias são inatas no sujeito, que fazem parte dos instintos, libidinais e agressivos, que agem por toda a vida, desde o nascimento. As fantasias apresentam componentes somáticos e psíquicos, dando origem a processos pré-conscientes e conscientes e acabam determinando dessa forma, a personalidade.

As fantasias são inconscientes; estão ligadas ao mundo interno e ao processo primário. São expressões mentais das pulsões. E é a primeira expressão do psiquismo separado do corpo biológico o estão presentes desde o início da vida nas relações de objeto. É um mecanismo psíquico e faz parte do desenvolvimento. É à base da capacidade criativa

O primeiro alvo das fantasias da criança é o corpo da mãe, sendo ela o primeiro objeto com que a criança se relaciona nos primeiros dias de vida, onde entra o conceito de relações objetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com