TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de psicologia escolar etapa 1

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Quadro Cronológico Psicologia Escolar/ Educacional

Observações

Primórdios de 1930 á 1940

Fase ligada ás escolas normais. Foi o primeiro foco de pesquisas e aplicações práticas que hoje é denominado Psicologia Escolar. Essa fase é chamada de normalista, que ofereceu grande evolução ao estudo, padronizado, em aplicação e aperfeiçoamentos aos testes psicológicos escolares. Em 1938 foi realizado o primeiro congresso de Psicologia do país, em São Paulo.

Década de 70: Com a publicação da Lei Federal 5.766/71, que trata da criação dos Conselhos de Psicologia e a consequente obrigatoriedade de registro para atuação como psicólogo, os pedagogos puderam registrar-se como tal.

Destes, muitos permaneceram na área da Psicologia Escolar.

Fase universitária de 1940 á 1962

Foi marcado por dois tipos de influência:

a) professores provenientes da área da Pedagogia: na falta de psicólogos formados, os pedagogos assumiam as disciplinas, bem como os estagiários na área.

b) professores estrangeiros ou brasileiros que fizeram sua pós-graduação no exterior: as práticas eram limitadas a observação de comportamentos com algumas intervenções, onde se utilizava poucos dos testes existentes.

Década de 80: A Psicologia Escolar dá um salto de qualidade ao abandonar o enfoque clínico em favor do modelo Pedagógico. Re-dirige a atenção do indivíduo, sua doença e dificuldades dentro da escola para uma concepção mais preventiva e voltada à saúde psicológica. Inicia-se o olhar sistêmico, que inclui uma visão cultural e histórica da escola e dos fenômenos educativos. O aluno, anteriormente considerado um indivíduo com problemas, passa a ser considerado um indivíduo em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Introdução da Psicologia Escolar no currículo de graduação de 1962 até dias atuais:

“Primeiro Congresso Nacional de Psicologia Escolar” (Valinhos, SP, 1991), a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e a realização do XVII Congresso Internacional de Psicologia Escolar em 1994 na PUCCAMP, em Campinas (SP), conjuntamente com o II Congresso Nacional de Psicologia Escolar.

Década de 90: Em 1990 é criada a ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) com a finalidade de buscar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, estimular e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e incentivar a melhoria dos serviços prestados por estes profissionais.

Referencias Bibliográficas

SOUZA, M. P. R. (2009). Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). V. 13, n. 1, p.179- 182.  Disponível em: .   Acesso em 07 set de 2015.  

 ZUCOLOTO, P. C. S. V. O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar. Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 136-145, abr. 2007. Disponível em: . Acesso em 07 set de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com