TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo dentro dos hospitais

Por:   •  8/12/2016  •  Ensaio  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Atuação do Psicólogo dentro dos hospitais

O termo Psicologia hospitalar é comumente usado em nosso país para designar a atuação do profissional que se encontra inserido nesse contexto realizando sua prática. Segundo Almeida e Malagris (2011) o psicólogo hospitalar atua nos aspectos que envolvem a internação e o adoecimento auxiliando com que o indivíduo possa elaborar os processos advindos da mesma.

Alguns autores fazem uma pequena diferenciação entre os termos Psicologia Hospitalar Psicologia da Saúde. Castro e Bornholdt (2003) trazem que a Psicologia da Saúde tem como papel principal o de compreender os fatores biológicos, comportamentais e sociais que envolvem e podem influenciar na saúde e na doença do sujeito. Assim, para alguns teóricos, o hospital seria mais um dos campos no qual o psicólogo da saúde poderia atuar. É importante salientar ainda que, o termo Psicologia hospitalar é comumente utilizado no Brasil, porém é inexistente em outros países dada essa definição.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o Psicólogo hospitalar tem função de tratar os aspectos psicológicos frente ao processo de adoecimento dos pacientes, ele atua em instituições de saúde, participando de serviços de atenção básica, realizando atendimento terapêutico, sob algumas condutas, como: Avaliação Psicológica de pacientes e familiares, Suporte de pacientes, familiares e também da equipe de saúde; Acolhimento; Acompanhamento terapêutico de pacientes e familiares.

As atividades do psicólogo hospital ainda podem se dá de diversas maneiras, através de grupos terapêuticos; cuidados paliativos; sistema de plantão; atendimentos em ambulatórios e unidades de terapia intensiva; pronto atendimento; interconsulta e programas de humanização. Os locais de atuação desse profissional ainda inclui, além dos que já foram citados, o centro médico cirúrgico (pré-operatório e pós-operatório).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com