TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia em contextos hospitalares e da saúde: três décadas de publicações na revista psicopedagogia

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÃO PAULO

MBA EM PSICOPEDAGOGIA

FICHAMENTO

Do Texto: “Psicopedagogia em contextos hospitalares e da saúde: três décadas de publicações na revista psicopedagogia


SÃO PAULO

2017

Sandra de Souza Alves MATRÍCULA: 201709062908

FICHAMENTO

Do Texto: “Psicopedagogia em contextos hospitalares e da saúde: três décadas de publicações na revista psicopedagogia

Trabalho acadêmico para a disciplina de Psicopedagogia Institucional do Curso de MBA em Psicopedagogia do Centro Universitário Estácio de São Paulo.

Prof.ª: Cristiane de Carvalho Guimarães

SÃO PAULO

2017

RESUMO

A psicopedagogia hospitalar tem como objetivo dar suporte aos pacientes em processo de internação, que apresentam algum tipo de enfermidades ou doenças psicossomáticas, e até mesmo os pacientes em estágios terminais, com o intuito de fazer com que eles possam atravessas essa fase de forma mais harmônica, diminuindo o seu sofrimento, e mantendo a esperança do indivíduo, pois quando não se tem mais esperança é concretizado como morte iminente.

O processo de evolução ou descoberta da doença é onde o paciente se reaprende a viver, saindo do conforto da sua casa e indo para o ambiente hospitalar, mudando sua rotina e seus conceitos, e por muitas vezes perdendo sua própria identidade.

O profissional da educação, trabalha para a evolução do seu aparelho psíquico, e estimulando os seus aspectos afetivos, sociais e cognitivos. Realizando uma intervenção de maneira que proteja a integridade do paciente, para que ele possa recuperar algumas emoções, que possam ter sido perdidas ao decorrer de sua internação, o que pode consequentemente melhorar a sua saúde psicológica e física, por meio de assistência educacional enquanto hospitalizados.

1-INTRODUÇÃO

Este artigo abortou o trabalho da psicopedagogia no âmbito hospitalar e suas contribuições nesta área. Desenvolvendo os aspectos afetivo, social e cognitivo de seu paciente hospitalizado, para a evolução de sua saúde mental e social, o que pode ainda refletir em sua saúde física, e através desta intervenção lhe ajudando em suas dificuldades na aprendizagem.  A psicopedagogia no âmbito hospitalar é de extrema importância para todos, pois exercendo o seu trabalho com base nas características de faixa etárias de seus pacientes. E de acordo com as suas dificuldades, são elaborados provas e jogos, para se obter um melhoramento de suas capacidades na aprendizagem.

2- PSICOPEDAGOGIA NO ÂMBITO HOSPITALAR

Psicopedagogia no âmbito hospitalar, visa proporcionar ao paciente que se encontra internado o auxílio, ou ajuda para voltar a fazer suas atividades escolares no próprio hospital, e a partir disto contribui para a diminuição de ocorrer a retirada escolar, ou seja, a probabilidade de ocorrer uma exclusão. No nosso país a psicopedagogia atua através da unidade hospitalar, visando contribuir com bibliotecas cumuladas aos psicopedagogos, que buscam incentivam o ensino (aprendizagem), para que os indivíduos desenvolvam o seu lado cognitivo, afetivo e social, em busca de recuperar a sua autoestima e que retome a sua independência. Lima e Natel acerca do tema tratado dispõe:

O processo de hospitalização pode ser um evento traumático para qualquer pessoa. Durante este momento, a pessoa perde sua singularidade e passa a responder aos procedimentos médicos que muitas vezes são dolorosos. Além disto, o indivíduo passa a ser identificado por números, ser reconhecido por sua doença e até mesmo a vestir-se igual a todos os internados. Tais procedimentos e regras são adotados para que os profissionais de saúde possam tratar das enfermidades de seus pacientes, visando disciplina e garantindo, assim, o tratamento correto e coerente com a cientificidade exigida. (LIMA E NATEL, 2010, p. 128).

 No que versa ainda sobre o entendimento de Lima e Natel:

Segundo Lima e Natel (2010), a Psicopedagogia Hospitalar deve ajudar o aluno nos aspectos psicológicos, afetivos e sociais juntamente com a equipe multidisciplinar do hospital. Dependendo do quadro médico, a criança encontra-se depressiva e sem desmotivação para continuar com o tratamento, mas deve-se auxiliar com suas dúvidas, medos e inseguranças e tentar reverter esse quadro para não piorar sua saúde.

Diante ao exposto, é fácil deduzir que a psicopedagogia no reflexo hospital trabalha em prol de restabelecer o indivíduo socialmente, posto que, nos casos de recém-nascidos que passaram por algum tipo de cirurgia precocemente, ou foram sidos internados por algumas doenças hereditárias, é muito importante trabalhar e ajudar a desenvolver a sua psicomotricidade, como correr, andar e pular para estimular a exploração do espaço. No caso de adolescentes Fonseca diz que:

Segundo Fonseca (1999), os adolescentes podem desenvolver a sua cognição a partir de jogos mediados por um Psicopedagogo.  Para os adolescentes, o psicopedagogo poderá trabalhar a leitura, exercícios e executar suas tarefas do dia-a-dia sozinho. Porque algumas doenças impossibilitam o paciente de fazer uma simples tarefa rotineira. Como por exemplo: escovar os dentes, tomar banho, comer sozinho e cada conquista deve ser elogiado e incentivado para que conquiste cada vez mais a sua independência.

Existem casos em que pessoas somente são levadas ao hospital, quando passam a visitar alguém que se encontra internado, ou porque estão doentes, e em alguns casos em que precisam ser internados, e isto podem lhe trazer alguns traumas conforme exposto por Mitre e Gomes:

De acordo com Mitre e Gomes (2004), pode levar a criança a ter traumas pela ruptura, debilitação da sua doença, dependência de remédio e liberação do médico para continuar sua vida. É preciso resgatar esse aspecto psicológico melhorando a autoestima dos pacientes para que eles possam aproveitar mais o momento no hospital desenvolvendo seu cognitivo e não ficar depressivo e piorar o seu quadro. O psicopedagogo trabalha para que o prognóstico seja excelente e que o paciente receba alta o quanto antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com