TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo no Departamento de Saúde Mental

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Visita ao Departamento de Saúde Mental
Juiz de Fora - MG

2017

Entrevistados
Ionara - Psicóloga do departamento de saúde mental.
Vanessa - Psicóloga e Assistente Social.
Andrea - Psicóloga e Neuro psicóloga.

Atuação do Psicólogo no Departamento de Saúde Mental

Atua principalmente no setor administrativo, um trabalho um tanto burocrático, com a execução de documentos, fornecendo Informações para os CAPS, para o judiciário e ministério público, via ofícios e memorandos. Também é responsável pela parte de gestão do departamento, que em si, faz um monitoramento e dá suporte para os Caps. Um trabalho muito semelhante ao psicólogo organizacional do trabalho.  

CAPS 

No CAPS o psicólogo atua na escuta ao usuário e no trabalho em grupo com outros profissionais. Foco e ênfase ao que o sujeito apresenta, trabalhando a singularidade de cada um. Os CAPS contam com a atuação de vários profissionais de forma multidisciplinar, como o enfermeiro, assistentes sociais, médicos e técnicos de enfermagem. Separados por território, atendem toda Juiz de Fora, adultos, idosos, crianças e adolescentes. Contando com: um CAPS Ad, três CAPS transtornos e um CAPS da infância e adolescência. No CAPS Ad o funcionamento é de 24hs, ou seja, eles têm 7 leitos de retaguarda, usados para ajudar o sujeito para uma desintoxicação, para uma acolhida social, dependendo da vulnerabilidade e situação que ele se encontra. Isso tudo é avaliado pela equipe, acontecem 2 reuniões por dia sobre o que aconteceu durante a manhã e à tarde, ou seja, é um trabalho coletivo. Um ponto muito importante é a formação de grupos, que podem falar sobre projeto de vida, fazer o acolhimento do sujeito por um técnico de nível superior, não necessariamente um psicólogo, que vai fazer um estudo e encaminhar ele.
Então é importante que o psicólogo atuante no CAPS, conhecer e interagir com as equipes multidisciplinares, estabelecer iniciativas conjuntas referentes aos principais problemas e necessidades de seu território, realizar o apoio matricial, realizar atividades de capacitação e supervisão sobre a saúde mental. O papel da equipe técnica é fundamental para a organização, desenvolvimento e manutenção do ambiente terapêutico. Quando perguntamos sobre os maiores desafios encontrados nessa área de políticas públicas, escutamos a seguinte resposta: ‘’imagine uma pessoa que sempre trabalhou autônoma, dentro do seu consultório e resolve se aventurar na saúde e justo na saúde mental, a razão para ter me apaixonado por essa área foi a acolhida que eu tive pelo serviço, então o maior desafio foi quebrar meus preconceitos, olhar aquele sujeito na sua totalidade, esquecendo até a questão do uso das drogas’’, que foi esclarecedora para quem pretende seguir carreira em políticas públicas na área da psicologia.







.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com