TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Saúde Mental

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Faculdade de Medicina

Departamento de Saúde Mental

Psicologia Médica

2º Ano

IIo Semestre, Grupo P3

Tema: Autismo

Discentes:[pic 2]

Cynthia Eusébio Muandule

Eurídice Preciosa Afonso Macingarrela

Gerson Matsimbe

Luís Alfredo Simone

Matsinhe Joaquim Augusto

Maputo, 23 de Agosto de 2018

ÍNDICE

Introdução

O termo “autismo” (que provem do grego autos - relativo ao proprio) foi cunhado por Eugen Bleuler para designar um dos sintomas fundamentais da esquizofrenia, por si definidos.

Neste contexto, o conceito de autismo referia-se a “retirada” da realidade para um

mundo interno de fantasia1. No entanto, foi Leo Kanner, psiquiatra americano de origem

austriaca, no seu artigo seminal “Autistic Disturbances of Affective Contact”, quem descreveu, com base na observacao de onze criancas, o quadro clinico entao designado de “autismo infantil precoce” ou autismo de Kanner2,3.

Hans Asperger, num artigo publicado em 1944, descreveu quatro casos de criancas com psicopatologia da esfera do autismo, mas a quem designou por “pequenos professores”, pela sua capacidade em falar durante longos períodos sobre temas muito especificos, independentemente do interesse do interlocutor2,3. Um dos doentes de Asperger viria mais tarde a receber o premio Nobel da Literatura3.

 O trabalho de Asperger, originalmente redigido em alemao, so viria a ser reconhecido pelo mundo anglófono decadas mais tarde, com o trabalho de Lorna Wing sobre a perturbacao a que veio a chamar sindrome de Asperger2,3.

Actualmente, segundo a Classificacao Internacional das Doencas (CID), 10a versao, as PEA enquadram-se na categoria das chamadas perturbacoes pervasivas do desenvolvimento4.

Algumas síndromes de comportamento desajustado podem aparecer em qualquer período durante o ciclo de vida. Como o adultos, as crianças podem desenvolver sinais de diturbios depressivos, orgânico e de personalidade somatizacaoes, ansiedades e dependência de drogas. Certos padroes anormais se desenvolvem cedo no ciclo da vida.

Os distúrbio de desenvolvimento podem ser especifico e retritos a um único domínio (incapacidade de aprender a ler ou enurese noturna, por exemplo) ou extensos e profundos, afectando o desenvolvimento de diversas funções psicológicas básicas. Neste trabalho decreveremos o autimo infantil, um distúrbio psicótico profundo. Embora raro, é de grande interesse em virtude da semelhança com a forma adulta de esquizofrenia.

Objectivos

Objectivo geral

  • Debrucar acerca do autismo.

Objectivos específicos

  • Descrever os principai e sintomas do autismo.

Desenvolvimento

Autismo conceito

De acordo com os manuais médicos, o autismo, ou a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados.

Pessoas com autismo têm dificuldades de comunicação e de interação com os outros. Por exemplo, fazem comentários pouco adequados, interpretam literalmente as conversas, ou seja, não percebem trocadilhos ou ironia, têm dificuldade em interpretar a comunicação sem palavras e a linguagem corporal, e não fazem amizades facilmente. Além disso, são pessoas muito dependentes de rotinas, muito sensíveis a mudanças no seu dia-a-dia ou, por vezes, muito preocupadas com certos objetos, ideias ou temas.

Com o autismo podem também aparecer outros problemas, como a deficiência intelectual, a hiperatividade, o défice de atenção, a epilepsia, a ansiedade ou as perturbações do sono, que trazem dificuldades acrescidas.

As pessoas com autismo podem também fazer coisas excecionais. Por exemplo, fazem cálculos matemáticos extraordinários, pintam muito bem, desenham mapas de cor ou tocam um instrumento de música maravilhosamente.

Os comportamentos diferentes das pessoas com autismo surgem com vários graus de gravidade, existindo pessoas que apresentam sintomas leves e outras com sintomas mais graves.

Epedimologia

A taxa de prevalência oscila entre 0,7/10 000 e 13,9/ 10 000, comm uma media de 5/10 000. Esta variação depende evidentemente dos criteria de diagnotico.

O sex-ratio  medio de 3 rapazes por cada menina tende a igualar-se em caso de deficiência  mental associada.

A Perturbação do Espetro do Autismo abrange um grande número de crianças com problemas de desenvolvimento e comportamento de maior ou menor gravidade.

A nível mundial, foram feitos estudos em muitos países - na Europa, América, Ásia e na Oceânia - que mostraram que a perturbação do espetro do autismo é muito comum em todo o mundo.

Os estudos realizados nos últimos anos têm encontrado um aumento no número de casos de autismo, o que possivelmente reflete uma maior consciência da existência desta doença nos dias de hoje.

O autismo é 4 a 5 vezes mais frequente nos rapazes do que nas raparigas, mas a razão por que isto acontece não é conhecida.

Causas do aulistmo infantil

No presenyte, o autismo parece associado a varis tipos de patologia cerebra, o quais  tem origem hereditária ou são cauados por complicacaoes na gravidez ou no nascimento. Entre a condições implicadas etao infeccoes pre-natai, como, rubéola, distúrbios neurológicos herdados e uma alegia ao próprio tecido cerebral.

Sintomas do autismo infantil

Os sintomas de auimo infantil desenvolvem-0e no primeiros trinta (30) meses de vida. N a infância, a criança não responde a outras peoas ( o autismo vem de uma palavra grega que significa “si mesmo”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com