TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do psicologo institucional

Por:   •  15/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

As características do campo de atuação

Psicólogo 1 ao ser questionado sobre o campo de atuação descreveu que sua atividade enquanto psicólogo institucional acontece em uma instituição que atente ao público de vulnerabilidade social, a profissional detalhou no primeiro contato que ela realiza o acolhimento individual e na rotina ela realiza em grupo, ela não atua como psicoterapeuta, ela vai conquistando os frequentadores da instituição para que eles se sintam melhores, mais confortáveis para ter a possibilidade do retorno, ela busca ouvir e acolher as pessoas que vão até a instituição, tendo o olhar de redução de danos e sem o julgamento. O local de trabalho é dentro da instituição tendo a sala de acolhimento que atende individualmente e outra sala que é realizado o trabalho em grupo, mas a profissional destaca que o local de trabalho não atende todas as necessidades, pois seria necessário um local maior pela demanda de atendimentos que dificulta o trabalho diário, mas o que colabora na rotina de trabalho é uma equipe multiprofissional que compõem por médica, estagiários, voluntários, assistente social e educadores, mesmo sendo uma equipe ela destaca que tem autonomia para realizar seu trabalho e se sente realizada quando está atuando na instituição, porém se sente insatisfeita com a estrutura do local e a falta de parcerias com os órgãos públicos.

Já a psicólogo 2 mencionou que realiza sua atividade enquanto psicólogo institucional em CAPS, realiza atividades em oficinas terapêuticas que faz em grupo, mas tem atendimentos individuais com caráter mais psicoterapêuticos e também atendimento dos familiares. Relata que seu local de trabalho é dentro da instituição e é inapropriado, o espaço é pequeno pela quantidade de atendimentos realizados, tendo duas salas improvisadas para atendimento em grupo e outras três para o atendimento individuais e familiares, ela acredita que as condições necessárias é um lugar amplo que possa realizar outras atividades que envolve movimento do corpo mas que o ambiente proporcione sigilo. Ela relata que tem autonomia em seu trabalho, e conta com a ajuda de uma equipe multiprofissional, essa equipe é composta por médica psiquiatra, 2 psicólogos, duas terapeutas ocupacionais, uma assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, dois recepcionistas e um responsável por serviços gerais. Ela se considera satisfeita com seu trabalho pois sempre desejou trabalhar na rede pública especialmente na saúde mental.

Já a psicólogo 3 destaca que atua psicologia institucional, realiza suporte e orientação psicológica, ela não realiza um atendimento clínico. Seu atendimento é dentro da instituição em uma sala de lúdica terapia, estendendo-se por toda casa e quando necessário em outros locais para realizações de visitas. Ela relata que há um local de acolhimento para que haja privacidade, que proporcione sigilo nos atendimentos, ela tem esse espaço necessário e esta satisfeita com seu local de trabalho. O trabalho proporciona autonomia que possibilita ela ter inovações. Há uma equipe multiprofissional, essa equipe é composta por terapeuta ocupacional, pedagoga, monitora e administradora.

População atendida

Psicóloga 1 destaca que a população atendida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com