TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo e Seus Conceitos

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1943, foi mencionado o conceito do Autismo, por Leo Kanner, como uma doença da linha das psicoses, com características de isolamento extremo, alterações de linguagem representadas pela ausência da finalidade de se comunicar, deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção . Atualmente, o autismo, é definido como um conjunto de sintomas de base orgânica, com implicações neurológicas e genéticas.

Hans Asperger, psiquiatra e pesquisador austríaco, quase no mesmo período que Leo Kanner, escreve o artigo “A psicopatia autista na infância”. Ele relata que após observar crianças com essa doença, o padrão de comportamento e habilidades ocorria preferencialmente em meninos, que essas crianças apresentavam deficiências sociais graves, como por exemplo: falta de empatia, baixa capacidade de fazer amizades, conversação unilateral, intenso foco em um assunto de interesse especial e movimentos sem coordenação . Apesar da aparente precocidade verbal de seus assuntos, Asperger chamava as crianças que estudou de “pequenos professores”, devido à habilidade de conversar sobre um tema de maneira detalhada. Em virtude de suas publicações terem sido publicadas em alemão e seu principal trabalho na época da guerra, seu relato recebeu reduzida atenção e só na década de 1980 seu nome foi reconhecido como um dos pioneiros no estudo do autismo. A Síndrome de Asperger deve seu nome a ele.

O diagnóstico de autismo atualmente, possui vários mecanismos , os quais a maior variabilidade deles avaliam a interação social, a comunicação e os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Entretanto, existe a necessidade de métodos de diagnósticos mais precisos e apropriados, para que possivelmente faça uma intervenção precoce e um prognóstico com maior garantia de bons resultados no tratamento .

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.

ROCHA, M.H; GUERREIRO, M.F; SANTO, A.E; COELHO, M; Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente/Prolongado: no Contexto da Escola Inclusiva, 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com