TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliaçao Aos Treze

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Jéssica Ramos

Laís Maia

Mara Pessanha

Mariah Nascimento

Taynara Araújo

ANÁLISE DE “AOS TREZE”

CAMPOS DOS GOYTACAZES
SETEMBRO – 2015

Jésscia Ramos

Lais Maia

Mara Pessanha

Mariah Nascimento

Taynara Araújo

ANÁLISE DE “AOS TREZE”

Trabalho de análise de filme solicitado pela professora Vania Tatagiba da disciplina de Desenvolvimento Humano II do 4º período do curso de psicologia.

CAMPOS DOS GOYTACAZES

SETEMBRO - 2015


[pic 1]

Gênero: Drama

Direção: Catherine Hardwicke

Roteiro: Catherine Hardwicke, Nikki Reed

Elenco: Brady Corbet, Evan Rachel Wood, Holly Hunter, Jeremy Sisto, Nikki Reed, Vanessa Hudgens

Produção: Jeffrey Levy-Hinte, Michael London

Fotografia: Elliot Davis

Trilha Sonora: Mark Mothersbaugh

Duração: 100 min.

Ano: 2003

Sinopse: No auge de sua adolescência, aos 13 anos, Tracy (Evan Rachel Wood) é uma menina esperta que tem boas notas na escola. Quando torna-se amiga de Evie (Nikki Reed), a garota mais bonita e popular do colégio, conhece o sexo e as drogas. Enquanto Tracy modifica sua identidade, seu mundo começa a implodir, com os conflitos que tem com a mãe, Melanie (Holly Hunter), com seus professores e com seus antigos amigos. Vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema de Sundance de 2003.

O filme “Aos Treze” mostra uma “cruel”, mas verdadeira realidade da adolescência atual. Toda a insegurança, frustação, sonho, desejo, alegria, prazer, desprazer, entre outros mais, que são considerados atos extremos pela sociedade.

No inicio do filme já pode-se notar uma busca pela identidade da parte da personagem Tracy, a parti do momento que no colégio, ela vê Evie que é a garota mais popular, e instantaneamente a inveja. Então, passa a sentir o desejo de ser como ela, e estar no grupo dela. Para Aberastury e Knobel, essa busca pela identidade é normal.

“Nesta busca de identidade, o adolescente recorre às situações que se apresentam como mais favoráveis no momento. Uma delas é a da uniformidade, que proporciona segurança e estima pessoal. Ocorre aqui o processo de dupla identificação em massa, onde todos se identificam com cada um, e que explica, pelo menos em parte, o processo grupal do qual participa o adolescente [...]”

Para fazer parte do grupo, Tracy começa a usar maquiagem, comprar roupas novas e se aproximar de Evie. Quando a encontra numa loja certo dia, a vê roubando, de inicio sai, pois acha errado, mas conforme aguarda sentada em um banco, um senhora falando ao celular senta ao seu lado, e Tracy aproveita para roubar sua carteira, tentando se parecer com a menina e ser aceita. Quando ela mostra a carteira cheia de dinheiro a Evie, ambas saem as compras e então é aceita no grupo, o que a anima demais, pois o grupo será um reforço para suas mudanças, o que normalmente os pais não são, por não compreenderem ou perceberem essa fase.

“Em certas ocasiões, a única solução pode ser a de procurar o que o próprio Erikson chamou também “uma identidade negativa”, baseada em identificações com figuras negativas, mas reais. É preferível ser alguém perverso, indesejável, a não ser nada. [..] Entretanto, esta dor é pouco percebida pelo pais, que costumam fechar-se numa atitude ainda mais difícil este processo [...]”

Neste momento do filme ocorre o que Aberastury e Knobel estabelecem como forte tendência grupal.

“Desta maneira, o fenômeno grupal adquire uma importância transcendental, já que se transfere ao grupo grande parte da dependência que anteriormente se mantinha com a estrutura familiar e com os pais especialmente. O grupo constitui assim a transição necessária no mundo externo para alcançar a individualização adulta. O grupo resulta útil para as dissociações, projeções e identificações que seguem ocorrendo no individuo, mas com características que diferem das infantis.”

A parti de então, Tracy começa a fazer uso de álcool e drogas, a sair com rapazes e a fazer sexo, não necessariamente porque realmente quer, mas para imitar e ser aceita pela sua nova amiga. É nesta fase que ela vai descobrindo a sexualidade e oscila para a bissexualidade em uma cena em que beija Evie. Para Aberastury e Knobel, essa também é uma fase normal, e esta muitas vezes associada ao papel ausente da figura paterna, que é o caso de Tracy que não possui nenhum convívio com o pai, e este não se preocupa em participar de nenhum momento da vida dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com