TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Psicologia Aplicada a Saúde

Por:   •  21/8/2023  •  Exam  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE QUIXERAMOBIM - UNIQ

PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

VIVIAN CUNHA BEZERA

AVALIAÇÃO DE PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

QUIXERAMOBIM – CE

2022

O profissional da saúde, diante da morte de um paciente tem que estar apto a se comportar nesse momento além de oferecer apoio aos familiares nesse processo de perda, além de respeitar costumes e crenças dos mesmos. Como futuro profissional de enfermagem, designado a prover todos os cuidados necessários aos pacientes, devo buscar incansavelmente o bem estar do mesmo em todas as áreas, seja no âmbito físico, social e espiritual. Devendo estar ciente que o acompanhamento composto de um olhar global diante de toda situação é o melhor maneira para lidar com o paciente diagnosticado com uma doença que ameaça completamente a sua integridade fisiológica e com o óbito iminente.

 Na fase terminal é ofertado ao paciente com pouco tempo de vida o cuidado paliativo, esse cuidado é essencial para ofertar qualidade de final de vida, conforto e dignidade do paciente que se encontra na paliação.

 Todo o quadro que vem desde a doença grave, a piora da clínica, até a morte, causa um conjunto de emoções em torno dos pacientes e familiares, sendo visto que é necessário que o primeiro apoio seja advindo da equipe responsável pelo paciente, contudo, é de grande importância que essa equipe tenha capacitação para conduzir da melhor forma este processo.

        Durante o tempo de assistência aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos, como futuro profissional, devo ofertar todo o conforto necessário ao indivíduo, podendo ser oferecido por meio da administração de medicamentos prescritos para o alívio de sua dor e acompanhamento dos outros sintomas característicos desta fase, buscar integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente, oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente em seu próprio ambiente, consiste então, na oferta do bem estar ao indivíduo diante de suas limitações.

        No decorrer do processo de cuidado paliativo o profissional enfermeiro que está presente durante todo o período, deve promover meios para que possa existir o vínculo afetivo entre paciente e profissional, é evidente a possibilidade de resgatar a visão do paciente sobre a morte, apontando como um evento natural e esperado diante da presença da doença ameaçadora da vida, colocando ênfase na vida que ainda pode ser vivida, mesmo com as circunstâncias.

        Diante disso, conclui-se que ofertar informações aquele paciente e seus familiares que o fenômeno da morte é inevitável e explanar as emoções que serão vividas durante o processo assim com ajudá-los a enxergar novas formas de vivenciar momento é crucial para a promoção da qualidade de vida do paciente diante de sua enfermidade. Além disso, a utilização da combinação de outros meios de proporcionar conforto do indivíduo deve ser aplicada e executada com êxito.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com