TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEHAVIORISMO: Estudo do Comportamento

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

BEHAVIORISMOO Estudo do Comportamento

John B. Watson foi o americano que fundou o Behaviorismo , em um artigo de 1913, com otítulo “Psicologia: como os ehavioristas a veem!. " termo ingl#s Behavior significacom$ortamentoWatson tratou o com$ortamento como sendo o%eto da Psicologia.Para Watson o com$ortamento & oserv'vel, mensur'vel, que $odia ser re$rodu(ido emdiferentes condi)*es e diferentes su%eitos." Behaviorismo dedicou+se ao estudo do com$ortamento, na rela)o que este mantem como meio amiente onde ocorre- somente quando se come)a a relacionar os as$ectos docom$ortamento com os do meio & que h' a $ossiilidade de eistir uma $sicologia científica. /estemomento a $sicologia alcan)ou o status de ci#ncia e desligou+se da filosofia. 0 $artir daí surgem osconceitos de estímulo e res$osta teoria 2+4, que so o $onto de $artida $ara a ci#ncia docom$ortamento

Análise experimental do comportamento

25inner, foi o $sic6logo americano res$ons'vel $elo avan)o da an'lise e$erimental docom$ortamento. 0 ase da corrente 25inneriana est' na formula)o do condicionamento o$erante.

CONDICIONAMENTO RESONDENTE

·

" estímulo elicia ou $rovoca a res$osta . 7: cortar ceolas & o estímulo, as l'grimas que saemdos nossos olhos ao cortar a ceola & a res$osta ao estímulo.0 res$osta tamem $ode ser $rovocada $or outros estímulos, que nada tem a ver com ocom$ortamento, ou se%a, um estímulo que a $rincí$io era neutro $assa a adquirir a fun)o de $rovocar uma determinada res$osta.

CONDICIONAMENTO OERANTE

·

8om$ortamento volunt'rio e arange uma quantidade muito maior da atividade humana, dentreelas: o aluciar do e# , estudar , chamar um tai com um gesto com a mo, etc.

·

2egundo eller, o com$ortamento o$erante inclui todos os movimentos de um organismo dosquais se $ossa di(er que, em algum momento , tem um efeito sore ou fa(em algo ao mundo emredor.

·

orma de a$rendi(agem que leva em considera)o a consequ#ncia do com$ortamento

·

2e refor)ado, o com$ortamento aumenta de frequ#ncia $ositivamente ou negativamente4

·

2e $unido, o com$ortamento redu( de frequ#ncia $ositivamente ou negativamente4.

!EI DO E"EITO

·

;horndi5e

·

com$ortamentos acom$anhados $or consequ#ncias agrad'veis tornam+se mais frequentesenquanto com$ortamentos acom$anhados $or consequ#ncias desagrad'veis tendem adesa$arecer.

Caixa de S#inner

:

·

;rata+se de um e$erimento no qual coloca+se o ratinho dentro de um caia, $rivado de 'gua,condicionando seu com$ortamento com refor)adores at& que o ratinho a$rendesse a $ressionar aalavanca $ara oter 'gua e saciar sua sede.7ste condicionamento o$erante & re$resentado da seguinte forma: 

S, onde R é aresposta, ou seja, pressionar a alavanca, a

significa “leva a” e S é o estímuloreforçador, ou seja, a água que tanto interessa ao ratinho. sse estímulo reforçador échamado de Reforço.

REFORÇO

·

Reforço positivo! opera so"re o mundo em funç#o das consequ$ncias que nossa aç#ocria ,%quando apresentado fortalece o comportamento&,atua para fortalecer ocomportamento que o precede, ou seja, quando o comportamento desejado éalcançado, um elemento de recompensa é adicionado.

·

Reforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (571.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com