TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BEHAVIORISMO: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Por:   •  14/10/2018  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 4

Livro: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: RUMOS E PERCURSOS. 3ª edição. Editora: Nau Editora, 2018. Organizadores: A. M. Jacó-Vilela, A. A. L. Ferreira, F. T Portugal.

Texto: O BEHAVIORISMO: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO COMPORTAMENTO. Capítulo 11, pp. 205-220. Autores: CANÇADO, C. R. X.; SOARES, P. G.; CIRINO, S. D.

Carlos Renato Xavier Cançado é doutor e mestre em Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, pela West Virginia University, Estados Unidos. Bacharel em Psicologia e Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pesquisador associado no Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, na Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC) da UnB. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento humano e não-humano, e atua principalmente nos seguintes temas: resistência do comportamento à mudança, processos de recorrência/recaída de respostas (ressurgência, restabelecimento e renovação), esquemas de reforçamento, história comportamental e metodologia de pesquisa intrassujeitos.

Paulo Guerra Soares é mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2008), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Universidade Norte do Paraná e psicólogo clínico do Núcleo Evoluir. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente no seguinte tema: história comportamental.

Sérgio Dias Cirino é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado IV no Departamento de Psicologia da UFMG onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Coordenador da Política de Periódicos e do Portal de Periódicos da UFMG. Coordenador da Política de Periódicos do Estados de Minas Gerais e do Portal Periódicos de Minas, financiados pela FAPEMIG. Coordenador do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) entre 2013 e 2018. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBHP) e atual membro de sua diretoria.

O capítulo trata, de maneira geral, sobre a emergência do Behaviorismo nos Estados Unidos. Bem como o contexto histórico dessa época e o impacto dos fatos ocorridos.

O texto começa fazendo uma breve contextualização histórico cultural do momento de surgimento do Behaviorismo. Fala que no final do séculos XIX, nos EUA, haviam dois principais pontos de vista sobre a Psicologia: o funcionalismo de William James e o estruturalismo de Edward B.Titchener, e embora diferentes, as teorias tinham a consciência como o objeto de estudo da psicologia.

O psicólogo Edward Lee Thordike, formado na escola funcionalista de Columbia, foi um dos primeiros cientistas a realizar experimentos de condicionamento em animais, criando a "Lei do Efeito". Embora seus estudos tenham influenciado diretamente à educação, houveram críticas, por parte de um grupo de autores que buscavam alternativas aos modelos vigentes. E assim, foi criada uma nova teoria.

Após breve introdução, o primeiro subtítulo do capítulo - O “manifesto behaviorista” e os primórdios de uma ciência do comportamento - trata do efetivo surgimento do Behaviorismo, uma nova ciência para o estudo do comportamento.

Segundo os autores, John Broadus Watson acreditava que o experimento em animais poderia gerar respostas ou hipóteses sobre o comportamento humano.

Voltado ao estudo do comportamento, Watson propõe que a psicologia seja uma ciência empírica e dedutiva. Generalizando o comportamento humano, afim de manter a uniformidade do procedimento experimental, permitindo aos psicólogos replicar seus experimentos.

Mais tarde, Watson se dedica a estudar as crianças, citando que as mesmas nascem com três reações básicas: amor, raiva e medo. E dizia que através destas reações, o ambiente poderia modificá-las. Ao escrever o livro “Os cuidados psicológicos com a criança”, Watson propõe que se doe o mínimo possível de afeto às crianças, utilizando-o para moldá-las. Arrependendo-se posteriormente desta recomendação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com