TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo: uma proposta de estudo de comportamento

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 14

Capítulo 11

O Behaviorismo: uma proposta de estudo de comportamento

Um dos psicólogos a ter sua formação realizada nos Estados Unidos foi Edward Lee Thorndike, da Escola Funcionalista, ele foi um dos pioneiros na realização de experimentos de condicionamentos em animais, e por meio deste, criou a formula “Lei do Efeito”.

[pic 1]

Com o tempo Thorndike foi criticado por um grupo que queria maiores explicações sobre essa teoria, e assim foi criada uma nova maneira de pensar e trabalhar a psicologia: O Behaviorismo.

Assim nasceu uma nova ciência que começa a estudar o comportamento, e um dos psicólogos que contribuiu foi John Broadus Watson. Esse estudioso acreditava que o experimento em animais poderia dar respostas ou hipóteses para o comportamento humano. Mais tarde Watson de dedica a estudos de crianças, citando que as mesmas nascem apenas com três reações básicas: amor, raiva e medo e dizia que através destas reações, o ambiente era responsável pelos seus hábitos e seus comportamentos.

Watson, criou o Behaviorismo Metodológico, para entender a origem dos termos “estímulo” e “ resposta”.

CAUSA E ESTÍMULO                                         EFEITO[pic 2]

(Estímulo Ambiental)                                Resposta (comportamento)

Uma abordagem funcional do comportamento: o conceito de operante

Esse conceito foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner, ele se apoiou na formulação do comportamento operante, ele utilizou a noção de reflexo e usou a psicologia do behaviorismo metodológico de Watson.

  E                         R        C[pic 3][pic 4]

(Estímulo)           (Resposta)           (Consequência)

O condicionamento é usado como um reforço, esse reforço vem depois da resposta, modifica a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Ele se divide em: negativo e positivo.

Negativo: permite a retirada de algo indesejável; é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.

Positivo: dispõe algo para o organismo; é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.

Capítulo 12

A Psicologia da Gestalt

Wolfgang Kohler, psicólogo alemão estudou macacos no Tenerife. Seu objetivo era observar o comportamento desses animais, ele acreditava que eram capazes de resolver problemas de maneira semelhante ao ser humano. Decidiu então, colocar os macacos em gaiolas grandes e forneceu-lhes ferramentas básicas que usariam para obter comida, enquanto isso, Kohler sentava e observava o que eles faziam. Em certa circunstancia Kohler colocou uma varra dentro da gaiola e deixou algumas frutas perto da gaiola, uma macaca tentou pega-las esticando o braço, mas não conseguiu, começou a gemer e choramingar, até que parou e pegou a vara e tentou alcançar as frutas, e conseguiu, e cada vez que tentava conseguia de maneira mais eficiente e rápida, foi assim que Kohler percebeu que a macaca usou da técnica de tentativa e erro. Dessa maneira, aconteceu uma nova revolução na área de psicologia, uma nova maneira de estudar a mente e o comportamento.

Percepção: o que os Olhos Não Veem

Os psicólogos da Gestalt acreditam que há mais na percepção do que os olhos veem, pois a percepção vai muito mais além dos elementos sensoriais.

PSICANÁLISE

O inconsciente é um dos conceitos mais intrigantes da psicologia. Parece conter todas as nossas experiências acerca da realidade, mas parece estar também fora da nossa percepção e controle. É o espaço onde armazenamos todas as nossas memorias, pensamentos e sentimentos. O tema fascinava o neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud, interessado em descobrir se era possível explicar coisas que pareciam estar fora de alcance da psicologia vigente em sua época. Aqueles que haviam começado a investigar o inconsciente temiam que ele contivesse uma atividade psíquica poderosa demais, assustadora demais, ou incompreensível demais para ser incorporada pela mente consciente. O trabalho de Freud sobre o tema foi pioneiro. Ele descreveu a estrutura da mente formada por consciente, inconsciente e pré-consciente; popularizou a ideia de inconsciente e introduziu a noção de que é a parte da mente que define e explica os mecanismos responsáveis por nossa habilidade de pensar e sentir.

A psicanalise foi criada com o objetivo de tratar desiquilíbrios psíquicos, Freud foi apresentado ao mundo do inconsciente em 1885, quando conheceu o trabalho do neurologista Jean-Martin Charcot, que parecia tratar com sucesso os sintomas de doenças mentais de seus pacientes, como por exemplo, a histeria, pelo uso da hipnose. Freud também conheceu o trabalho de Josef Breuer, que também usava o método da hipnose, pedindo simplesmente que aos pacientes descrever suas alucinações e fantasias. Breuer concluiu que os sintomas do paciente eram produto de memorias perturbadoras ocultas em sua mente inconsciente e que, ao dar a voz aos pensamentos, essas memorias eram trazidas a consciência, possibilitando o desaparecimento dos sintomas.

Breuer discordava do que ele considerava um excesso de ênfase, por parte de Freud, nas origens e no conteúdo sexual das neuroses (problemas causados por conflitos psicológicos), e os dois romperam, mas Freud continuou desenvolvendo as ideias e técnicas da psicanalise.

Para detalhar melhor o método de Freud:

[pic 5]

HUMANISMO

Fala-se em humanismo sempre que o valor fundamental de uma doutrina é a pessoa humana, o sentimento, a originalidade e a superioridade do homem sobre as forças obscuras da natureza.

O humanismo fundamentou-se inicialmente na herança medieval, mesmo contrapondo-se ao sistema existente. Assim, através dos tempos, a Sagrada Escritura forneceu aos homens uma cosmologia, uma história, uma moral e uma finalidade existencial, enquanto Idade Média edificara uma filosofia de inicio submissa a teologia, mas tendendo progressivamente a explicar sobre tudo os pontos em que a Bíblia não mais satisfazia a curiosidade do espírito humano. Criou-se então uma ciência que permitiu ao homem compreender o mundo para tentar dominá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com