TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOURDIEU, GIDDENS E NORBERT ELIAS

Por:   •  13/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  3.273 Visualizações

Página 1 de 2

Bourdieu, Giddens e Norbert Elias

Em comum, Bourdieu, Giddens e Norbert Elias buscam entender a relação entre sociedade e indivíduo, com pensamentos diferentes de cada autor.

Pierre Bourdieu destaca o conceito de habitus: a relação ente realidade exterior e individuais. O conceito propõe identificar a mediação entre indivíduo e sociedade. Durkheim faz uso do conceito para designar um estado geral dos indivíduos, estado interior e profundo, que orienta suas ações de forma durável.

Para Giddens e também para Bourdieu, há uma constante transformação tanto de sociedade como de indivíduos. Através da teoria da estruturação, ele nos mostra que a relação entre indivíduo e sociedade é dinâmica e está sempre em processo de mudança. O indivíduo faz a sociedade e vice e versa.

Norbet Elias, nos mostra a sociedade como estrutura única, sem influência dos indivíduos, que tem apenas o papel de cumprir obrigações. Os indivíduos unem-se uns aos outros, numa teia de interdependência que dão origem a configurações de muitos tipos: família, aldeia, cidade, estado, nações.

Tanto Pierre Bourdieu como Anthony Giddens e Norbert Elias perceberam a necessidade de estabelecer um novo caminho para analisar a sociedade com o objetivo de conciliar a oposição entre indivíduo e sociedade.

Referidos sociólogos, a meu ver, construíram conceitos/teorias que em termos gerais são concordantes, mudando apenas a maneira de propor as ideias, as questões.

Bourdieu desenvolveu o conceito de de habitus. Para ele, as condições objetivas e pré-determinadas pela sociedade fundem-se com as condições subjetivas, e tudo o que somos é produto dessa incorporação.

Giddens desenvolveu a teoria da estruturação. Segundo ele, estrutura é um conjunto de regras, mas que não podem ser entendidas como apenas restritivas ou coercitivas como considerava a sociologia determinista, mas, sim, como restritiva e facilitadora. Para ele, não há indivíduos independentes da estrutura social, bem como não há estrutura que precede a ação dos indivíduos.

Norbert Elias criou o conceito de configuração que, segundo ele, é a rede de relaçoes de indivíduos interdependentes que estão ligados de diversas maneiras e em vários níveis.

Os três sociólogos mostraram que não são as ações individuais que determinam a sociedade e nem a sociedade que determina a ação social, mas que há uma relação entre sociedade e indivíduo, que nessa relação há uma constante transformação tanto da sociedade como dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com