TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

BULLYING DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR

A violência está constantemente presente no meio social, dentro e fora das escolas. O Bullying pode-se traduzir como um fenômeno de intimidação, o qual movimenta toda a estrutura emocional do ser, atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais indivíduos. É executado em todas as culturas, provocando sofrimento psíquico, diminuição da auto-estima, isolamento, danos da aprendizagem e na atuação acadêmica.

Geralmente as vítimas têm consigo um sentimento de insegurança o qual interdita o indivíduo ir a busca de ajuda, causa uma instabilidade de forças entre o autor e a vítima, com isso ocasionando dificuldades relacionando ao contato com a sociedade, algumas vítimas reagem de maneira passiva porém afastando-se  sempre das pessoas, evitando novas amizades, por “medo” de um futuro transtorno, “julgamento” o medo é como uma trava comparando a vítima com a sociedade.

O bullying tem como características a ocorrência de ações agressivas, intencionais, repetitivas e sem motivação aparente que causam dor, angústia ou intimidação. O que propicia a ocorrência do bullying é a existência de um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, e se deve ao fato de o agredido não conseguir se defender, por não ser tão forte quanto o agressor ou por possuir características psicológicas ou físicas que o tornam alvo de discriminação (Fante, 2005b, p. 41).

O Bullying no ambiente escolar, cabe aos pais alunos e professores juntos estarem sempre atentos, com relação a prevenção desses tipo de violência, atualmente comum na área escolar, seja violência física, transtorno psicológico, bullying moral, bullying verbal, bullying social, bullying sexual, bullying material e atualmente um dos mais comuns, bullying virtual, onde a maioria dos autores ultrapassam os muros das escolas expondo a vítima á público.

        Após a identificação desse ato de violência cabe a instrução sob a vítima sempre estar próximos a adultos, sendo assim o agressor não terá tamanho atrevimento de agredir a vítima. Ignorar as provocações dos autores, pois eles querem e se aproveitam da “fraqueza” intimidação, e automaticamente os autores vão perdendo a “graça” das agressões até que por si param de cometer o ato.  

        Deve-se ter uma atenção mais cautelosa quando se trata desse assunto tão extenso e polêmico, porém ao mesmo tempo sensível, incentivando sempre aos próximos aceitar as diferenças dos colegas seja na escola ou até mesmo no trabalho, instruindo a não violência, observar o comportamento dos demais a nosso redor, pois a maioria das vezes as vítimas do Bullying se isolam, afastam-se das pessoas que é o que facilita a aproximação do agressor, assim gerando a violência (física ou não).

         Diante o que foi discutido em sala de aula, um assunto o qual possuo familiaridade foi o bullying através do material fornecido e pesquisas realizadas. Pode-se concluir que deve ter extrema cautela e observar sempre, na área escolar ou não, pois muitas vezes o bullying pode ser dentro ou fora da escola, pode vir até mesmo de dentro da própria casa da vítima. E buscar sempre reciclar conhecimentos, para uma melhor atuação sob essa situação.

REFERÊNCIAS

BARRETO, Jales Silva , KOHLSDORF Marina – Análise da Violência do Bullying de acordo com relatosdos adolescentes nos blogs da internet. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43013> Acessado dia 15.09.2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com