TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Na Escola

Trabalho Universitário: Problemas Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................pág. 01 e 02

PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA................................pág. 03

REFERENCIAL TEORICO...................................................................pág. 04, 05 e 06

PLANO DE AÇÃO .....................................................................................pág. 07 e 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................pág. 09

CONCLUSÃO.....................................................................................................pág. 10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................pág.11

INTRODUÇÃO

O presente projeto aborda a importância da integração Escola x Família no processo pedagógico para uma educação de qualidade. O mesmo estar dividido em: problematica levantada na institução estudada, onde buscamos entre um dos problemas enfrentados pela escola criar ações que venha minimizar o problema diagnosticado. Referencial teorico que nos possibilita citar estudiosos que nos referenciam no estudo realizado. Por fim o plano de ação, onde estarão descritas a ações que serão realizadas afim de sanar a problematica levantada.

O grupo esteve sempre unido para que a pesquisa e o trabalho realizado fosse feito com o objetivo de sanar os problemas enfrentados pela escola bem como se dedicou nos estudos para melhor abordar a tematica aqui apresentada.

A escola Municipal de Educação Infantil Cosma de Azevedo Marquez estar situada na rua Presidente Costa e Silva em Epitaciolandia acre, atende uma clientela de 100 crianças nos turnos matutino e vespertino, distribuidos nas turmas de maternal, primeiro e segundo periodo. A instituição conta com uma equipe docente de 06 professroes, todos graduados, onde buscam atender e levar a clientela atendida pela escola uma educação de qualidade, haja visto que hoje a educação infantil passa a ser obrigatoria, passa a ser valorizada como o inicio da vida escolar das crianças.

Os princípios que norteiam a sua pratica educacional estão baseados nos princípios da igualdade, qualidade, gestão democrática e liberdade. E também a escola fundamenta-se em princípios construtivistas que propõem a criança à construção do conhecimento, partindo das próprias investigações a cerca do mundo, considerando-o um agente ativo do processo de ensino aprendizagem a educação facilitadora desse processo.

No entanto, a família é a primeira instituição responsável pelas ações de cuidado e educação de seus membros, transmitindo valores e se incubindo também dos aspectos físicos, afetivo e social.

A família e a escola têm que formar uma equipe, é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios. Existem

diversas contribuições que tanto a família e a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivo dos seus filhos e dos seus alunos.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

O estudo foi baseado na importância da integração Família x Escola no processo pedagógico para uma educação de qualidade.

Sabemos portanto, que a família desempenha um papel primordial na transmissão de cultura, é nela que o individuo recebe a primeira educação e aprende a reprimir seus instintos mais primitivos.

Para tanto, fazemos o seguinte questionamento: Família e Escola no processo pedagógico para uma educação de qualidade é realmente importante ?

Hoje a escola enfrenta o problema da não participação dos pais na educação escolar, problema que é visto durante a realização das reuniões, bem como eventos realizados que a participação dos mesmos é bem pouca.

Para que essa problematica aqui apresentada seja sanada a equipe gestora, juntamente com a equipe pedagogica e professores trabalham em parceria, buscando trazer mas os pais para as atividades desenvolvidas nas escolas, chamando-os a participar mas da vida escolar dos alunos matriculado.

Com isso buscamos realizar um estudo sobre a importancia da familia na escola, onde julgamos como primordial para a realização de um trabalho de qualidade, bem como para que realmente se tenha uma educação de qualidade.

Com o estudo, traçamos como objetivos a serem alcançados:

 Favorecer uma participação que gere compromisso da família e da comunidade.

 abordar sobre a questão da importância da parceria entre escola x família para o pleno desenvolvimento infantil.

Portanto , buscamos que o projeto de ação realizado venha minimizar a problematica aqui levantada.

1. REFERENCIAL TEORICO

Segundo SUTTER, 2007, família é um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de construírem algo e de se complementarem. É por meio dessas relações que as pessoas podem se tornar mais humanas, aprendendo a viver e a conviver social e afetivamente de maneira adequada.

Famílias constituem instituições marcadas pela diversidade,

associadas às diferentes condições sociais, econômicas e culturais. Uma realidade marcada pelas condições socioeconômicas em função do pertencimento a uma camada social e sua estrutura de classe.

No momento em que a família busca a escola para a matrícula do filho inicia-se um processo de interação e de (re) conhecimento entre estas duas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com