TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do comportamento humano

Resenha: O estudo do comportamento humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Resenha  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  357 Visualizações

Behaviorismo: O estudo do comportamento humano

O Behaviorismo é uma abordagem psicológica que estuda o comportamento animal e humano, apenas como reações que eram observadas de forma direta, aplicando rigoroso método cientifico do estudo de fenômenos psicológicos.

Teve inicio o behaviorismo com um artigo publicado por John B Watson em 1913.

É uma ciência que estuda o comportamento do individuo e na relação com o meio ambiente, ou seja individuo x ambiente, resposta e estímulos.

O ser humano e os animais são analisados por meio de estimulo visual.

Skinner foi um dos mais importantes behaviorista, pois suas analises eram conhecidas como radicais.

Podemos afirmar que o behaviorismo é a Ciência do Comportamento.

De acordo com o pensamento comportamentalista, o objeto de estudo da psicologia deve ser a interação entre o organismo e o ambiente.

Embora o comportamentalismo tenha raízes nos trabalhos pioneiros de JOHN B WATSON e do russo IVAN PETROVICH, o estabelecimento dos seus princípios e teoria foi responsabilidade do psicólogo BURRHUS FREDERIC SKINNER, que se tornou o representante mais importante da corrente comportamental.

Ele lançou o conceito de condicionamento operante a partir das suas experiências com ratos de laboratórios, utilizando o equipamento que ficou conhecido como a CAIXA DE SKINNER. Por esse conceito explicou que quando um comportamento é seguido da apresentação de um reforço positivo (recompensa) ou negativo (supressão de algo desagradável), a frequência deste comportamento aumenta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com