TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasileira Global

Tese: Brasileira Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

WALMART

Destacou-se porque constatou que a subsidiária Brasileira Global poderia impedir o crescimento o crescimento da Empresa. Tornou-se então um exemplo de sustentabilidade para a matriz da empresa ganhando assim o primeiro lugar.

A loja tem como iniciativas:

• As claraboias no telhado do salão de vendas permitem o aproveitamento da iluminação natural, contribuindo para a diminuição no consumo de energia

• A altura do telhado da loja foi dimensionada para melhor aproveitamento do ar-condicionado, evitando desperdício de energia

• As tintas utilizadas na pintura da loja são à base de água e, por isso, menos poluentes

• Os banheiros possuem torneiras automáticas, bacias de duplo acionamento e mictórios secos, que ajudam a reduzir o consumo de água

• As peças de sinalização e comunicação da loja são feitas de material reciclado e podem ser recicladas ao final de sua vida útil

• Nos estacionamentos descobertos, as vagas possuem congregaram, que favorece a absorção da água da chuva.

• Todos os ambientes das lojas utilizam lâmpadas fluorescentes do tipo T5, que gastam menos energia que as lâmpadas convencionais.

Entre os programas sustentáveis, o Walmart fechou um "PACTO PELA SUSTENTABILIDADE" onde sze compromete assumir as responsabilidades com o meio ambiente. Entre os pactos esta o Programa de Apoio à Implementação da Floresta Nacional (Flona) do Amapá que é um trabalho de Desenvolvimento Local do Instituto Walmart em parceria com a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com apoio do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio). Iniciado em 2008, seu objetivo em médio prazo é fazer da Flona Amapá um modelo de gestão territorial e uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia brasileira, por meio da integração, participação da comunidade e conservação da floresta.

O compromisso do Walmart com o meio ambiente está focado em três eixos de atuação:

• CLIMA E ENERGIA: Depois de estudos realizados a respeito da evolução das emissões de carbono na atmosfera, as lojas Walmart criou um plano para reduzir o impacto na operação sobre o meio ambiente. As metas em relação ao assunto são:

*Ter novas lojas de 25% a 30% mais eficientes no consumo de energia.

*Reduzir 20% das emissões de gases de efeito estufa nas lojas existentes e 30% nas lojas novas

*Reduzir o consumo de água nas lojas

Diferenciais de sustentabilidade aplicados às lojas ecoeficientes e projetos de Logística, além dos trabalhos na área de gestão de resíduos, são algumas iniciativas da empresa para minimizar esse impacto.

• RESIDUOS: Reduzir a geração dos resíduos diminui a necessidade de utilizar novos recursos naturais e os impactos no meio ambiente deles decorrentes. Além disso, contribui para a economia de despesas, que é refletida para clientes com preços mais baixos.

Conheça as metas de sustentabilidade que o Walmart estabeleceu para a área de resíduos:

- Diminuir a destinação de lixo a aterros sanitários;

- Reduzir embalagens em 5% em toda a cadeia de abastecimento;

- Em 2012 atingimos a meta de reduzirmos em 50% o número de sacolas plásticas.

Programa Impacto Zero

O programa Impacto Zero começou a ser implantado em 2008 e já funciona em todas as lojas, centros de distribuição e escritórios da rede, em diferentes estágios de evolução. Para que uma unidade seja considerada de Impacto Zero, pelo menos 25% do total de resíduos gerados não podem ser enviados para aterros. A proposta é aumentar o percentual gradativamente, com ações de melhoria na gestão dos resíduos.

Estações de Reciclagem

O Walmart possui, em parceria com a Coca-Cola, cerca de 250 estações de reciclagem instaladas em suas lojas, que recebem resíduos de vidro, papel, papelão, plástico e metal. Trazendo o seu lixo reciclável para as estações, você não só ajuda o meio ambiente como também colabora com a geração de trabalho e renda para cooperativas de catadores que atuam em parceria com a rede.

Doação para Bancos de Alimentos

O Walmart é rigoroso com os padrões de qualidade para venda, mas nem por isso desperdiça alimentos em boas condições de consumo. Diariamente, as mercadorias retiradas das prateleiras das lojas são selecionadas por representantes de programas de distribuição de alimentos, que as encaminham para o destino correto: instituições sociais que atendem milhares de brasileiros. Em 2012, a empresa doou cerca de 2 mil toneladas de produtos aos programas Banco de Alimentos, realizado pelo Sesc em 14 Estados e no Distrito Federal.

• PRODUTOS: Muitos produtos adquiridos nas lojas do Walmart já contam com importantes diferenciais em sustentabilidade. Aumentar a oferta desses itens é uma das metas do Walmart, assim como fazer o alinhamento da cadeia de suprimentos.

Confira alguns programas, ações e eventos desenvolvidos pela empresa para alcançar essa meta.

- Reduzir em 70% a presença de fosfato em detergentes e sabões em pó até 2013;

- Desenvolver um sistema de indicadores de produto;

- Oferecer produtos de lavanderia no mínimo 2x mais concentrados;

- Contar com produtos de marca própria do Walmart que devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade;

- Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado;

- Oferecer pelo menos um produto orgânico por categoria de alimentos;

-.

Natura

Investindo no contato estreito e colaborativo com seus stakeholders, para detectar falhas e soluções e renovar sua ideias.

A sustentabilidade é um dos pilares de condução do negócio. Desde o princípio da trajetória,a Natura busca a adoção de um modelo de desenvolvimento que almeja o equilíbrio entre economia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com