TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Trabalho acadêmico: Brinquedoteca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil, tendo como objetivo a verificação da necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança.

Quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, sua chance de desenvolvimento, tanto intelectual como física, aumenta. A criança se sente mais estimulada, o que melhora a sua auto-estima, pois ao contrário dos adultos, as crianças pequenas ainda estão em processo de construção de caráter e conceitos sociais, ela aceita mais facilmente as mudanças. As crianças têm maior facilidade para conviver com outras crianças e se integrar nas atividades escolares sem preconceito e distinção que crianças maiores e adultos teriam. A brincadeira é, para ela, um meio de integração com os colegas, é uma forma da criança se mostrar como ela é realmente e um espaço facilitador, como uma brinquedoteca, muito contribui para o seu desenvolvimento. Os principais objetivos de uma brinquedoteca são: Proporcionar espaço onde a criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, desprovida de tabus e preconceitos; Estimular o desenvolvimento interior da criança e da sua capacidade de concentração; Estimular a operatividade da criança; Favorecer seu equilíbrio emocional; Dar oportunidade para a criança explorar suas potencialidades; Desenvolver a inteligência, a criatividade e sociabilidade das crianças; Oportunizar à

criança a exploração de vários tipos de brinquedos; O aprendizado de jogos e brincadeiras; Incentivar a valorização dos brinquedos; Emprestar brinquedos; Desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho; Provocar um tipo de relacionamento que respeite as preferências das crianças e assegure seus direitos; Estimular o desenvolvimento global da criança; Favorecer o encontro daqueles que apreciam as trocas afetivas, as brincadeiras e a convivência alegre e descontraída; Estreitar o relacionamento familiar; Cultivar sentimentos afetivos e a sensibilidade nas crianças; Dar prazerosa oportunidades às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável. A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso vamos expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, para o seu aprendizado escolar, que a sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas, hospitais, entre outras. A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas, constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural dos adultos. A brinquedoteca é um espaço que estimula a criança a brincar, permitindo o acesso a uma variedade de brinquedos, num espaço lúdico. Este estudo pode nos revelar o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, porque nada mais motivador para a criança aprender do que brincando, podendo explorar sua imaginação, desejo, possibilitando o descobrimento de si mesmo, de suas capacidades. Para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser críticoreflexivo, brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que quando bem cultivado irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto. A brinquedoteca favorece a ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, resgatando um espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço do exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é a brincadeira, o ato de brincar, por este motivo que nos propomos a estudar sobre como estas brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “passa tempo”, passando a ser visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos da inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico. É importante deixar que a criança manuseie o brinquedo, pois, é neste momento que acontece a concretização da aprendizagem. Também vale ressaltar os benefícios que os profissionais da Educação Infantil podem trazer às suas crianças, fazendo um trabalho todo voltado para o lúdico, pois os pequenos, por si só, já possuem “gosto” por brinquedos, jogos e brincadeiras e, dessa maneira, a aprendizagem acontecerá de modo prazeroso, espontâneo e significativo, o brincar é um direito da criança, na brincadeira ela constrói, se elabora e se forma. Os valores pedagógicos, psicológicos e terapêuticos adquiridos pelas crianças mediante a vivência com o lúdico são incontestáveis, principalmente quando se sabe que o envolvimento com os brinquedos criativos é um bom investimento da sociedade em termos de política educacional e de saúde pública.

A brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico.

A escolha do brinquedo deve sempre partir das crianças, pois as razões que as levam a essa escolha são muitas: as emoções, experiências vividas, restrições entre outros. Neste momento são manifestados através de um impulso aparentemente sem explicação, e que nenhuma outra proposta sugerida naquele momento atenderia suas necessidades. Quando ocorre a interferência do adulto na atividade da criança, esta pode deixar de ter o sentido de prazer, descoberta de novas formas, melhores resultados, passando a ser vista como tarefa tal qual tarefa como ocorre nas escolas. O empréstimo de brinquedos proporciona maior número de brinquedos e maior variedade de estímulos às crianças, despertando maior interesse quando são novidades, estimulando o pensamento e as habilidades.

Brinquedoteca é um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas. A brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária, oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica, possibilitar que as crianças e jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer uso de brinquedos, é a função social. Favorecer crianças que jogam em grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com