TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burrhus Frederic Skinner

Artigo: Burrhus Frederic Skinner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Artigo  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Skinner

Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, no estado norteamericano da Pensilvânia, em 1904 e faleceu em 1990. Criado num ambiente de disciplina severa, foi um estudante rebelde, cujos interesses, na adolescência, eram a poesia e a filosofia. Formou-se em língua inglesa na Universidade de Nova York antes de redirecionar a carreira para a psicologia, que cursou em Harvard - onde tomou contato com o behaviorismo. Seguiram-se anos dedicados a experiências com ratos e pombos, paralelamente à produção de livros.

Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do Behaviorismo Radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do indivíduo.

A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante(Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá-lo.

O trabalho de Skinner é o complemento, e o coroamento de uma escola psicológica. Skinner adotava práticas experimentais derivadas de física e outras ciências.

Para o psicólogo behaviorista norte-americano, a educação deve ser planejada passo a passo para se obter os resultados desejados.

No processo educacional, Skinner defende o reforçamento positivo, um procedimento de caráter individual e movido pela satisfação, pelo prazer e pelas conseqüências da ação. Segundo ele, uma criança que vai para escola e que sorri é fruto do reforçamento positivo que ocorre nela. Todo sujeito aprende, porém é necessário oferecer ao mesmo todas condições infra-estruturais e emocionais, pois, não há aluno problema, não há professor problema, o que há é uma relação, professor aluno. Há uma relação entre as condições de ensino, ou seja, escola, material didático, atitudes, etc. O professor deve estar sempre disponível nas aulas e isso requer um material planejado com muito cuidado. O ideal de escola é quando o aluno é atraído por ela, nela encontra as mais fortes razões para manter aprendendo, mesmo depois da escola.

A imensa contribuição de Skinner aos Educadores, é notória e inquestionável.

Esse legado que herdamos, muito tem a contribuir para o desenvolvimento da ciência do comportamento, que tem demonstrado ser um caminho para permitir um futuro melhor do mundo e da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com