TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO

CURSO DE PSICOLOGIA

ANA MARIA ANDRÉ LAURINO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

CARLOS EDUARDO DE SOUSA LOPES

MARIA ELIZABETE PEREIRA

MIRELLE DOS SANTOS COSTA

RAFAEL VIEIRA DE LIMA

PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2018

ANA MARIA ANDRÉ LAURINO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

CARLOS EDUARDO DE SOUSA LOPES

MARIA ELIZABETE PEREIRA

MIRELLE DOS SANTOS COSTA

RAFAEL VIEIRA DE LIMA

PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

Projeto de intervenção apresentado como AV2 da cadeira de Psicologia Escolar, do Curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO.

Prof. Orientador (a): Indira

Período: Setembro À Novembro 2017

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2018

SUMARIO

INTRODUÇÃO        4

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        5

RESULTADOS        10

CONCLUSÕES        11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        12

ANEXOS        13

INTRODUÇÃO

Este trabalho de intervenção teve com intuito observar e compreender as relações interpessoais no ambiente escolar, para isso visitamos a escola de ensino fundamental Manoel de Castro, localizado em Juazeiro do Norte no bairro Tiradentes. Tivemos como base pesquisa bibliográfica e na pratica visitas ao local.

Na pratica buscamos analisar como se dão tais relações, para isso tivemos como objetivo analisar os aspectos que podem favorecer o equilíbrio no ambiente escolar e que tivessem como prevalência as relações interpessoais, dando ênfase em todos os envolvidos no ambiente de trabalho seja atuando diretamente ou indiretamente no processo educacional.

Em nossa metologia usamos a roda de conversa na qual podemos entender melhor como se dão tais relações, para isso estavam presentes nesse momento alguns alunos voluntários, profissionais como uma professora, psicopedagoga além de outros funcionários como porteiro e faxineiros.

Como já dito o relatório se encontra estruturado em pesquisa bibliográfica e conversa com o grupo de trabalho da escola, alem dos próprios alunos. No decorrer do relatório serão discutidas questões como relações interpessoais, intrapessoais, papeis de cada individuo no processo educacional, inclusive o fator família na contribuição das mesmas na meta de compreensão proposta. Nos resultados vamos apresentar como atingimos nossos objetivos e quais métodos usamos para chegar a nossa problemática inicial.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Segundo (SILVA, 2008) A aprendizagem é a principal função social da escola, para a qual o professor em sala de aula é de suma importância. Mais seguindo o pensamento da autora, ela explica que não podemos ignorar que acontecem várias ações educativas nos diversos ambientes da escola, onde o educando não convive só com seus professores e, para que haja um ambiente educativo e formador, é necessário que todos participem direta ou indiretamente, influenciando no desenvolvimento da criança. Assim, com esse pensamento a autora afirma que existem muitos outros fatores, que ficam por trás das cortinas e que fazem toda diferença para que o espetáculo seja aplaudido de pé.

E para entender essas relações no ambiente escolar  (DE ALMEIDA, 2010) explica que conscientes de que a escola é um ambiente social, onde inúmeros sujeitos mantêm relações constantemente e de diferentes maneiras e intensidades, faz se necessário analisar como essas relações acontecem, qual a postura dos membros da equipe e a comunidade escolar como um todo, qual a concepção tem de si enquanto profissional e de seu próprio trabalho; outro aspecto importante é a verificação de como se processa a relação família-escola e quais diferenças ou melhoras estas relações podem promover no contexto escolar e no processo de ensino aprendizagem.

Ou seja, de acordo com a autora se faz necessário entrar mais a fundo nessas relações não se limitar somente ao campo aluno professor, pois o ambiente escolar e composto por varias pessoas que desempenha um papel importante por mais simples que pareça na construção do ambiente escolar.

Ainda segundo (DE ALMEIDA, 2010) ela fala que é preciso ressaltar que estudar relações interpessoais e intrapessoais, é bastante complexo, pois de acordo com ela a mesma se desenvolve de formas distintas em cada individuo consciente que estas habilidades são fundamentais na construção de cidadãos felizes, capazes de viver e conviver em sociedade, aptos a comunicação, socialização e interação considerando que desde o princípio da escolarização e em todo decorrer do percurso escolar as inteligências emocionais, interpessoal devem ser exploradas ao máximo como o intuito de promover uma educação que prepare os indivíduos para a vida e para o mundo pautado em uma formação séria e democrática realizada em um espaço aberto da discussão e resoluções de problemas. Com esse pensamento fica claro a importância dos demais profissionais e sua contribuição no desenvolvimento dos alunos e no compartilhamento de conhecimentos e saberes que esta construção vai se fortalecendo, tal assunto me fez lembra, de uma frase que aprendi no decorrer do curso de Lev Vygotsky que diz assim:

“À medida que nos desenvolvemos, paramos de imitar simplesmente o comportamento de outros ou de reagir automaticamente aos estímulos do ambiente.” Lev Vygotsky

Esse pensamento mostra que na medida em que nós desenvolvemos acabamos de deixar de ser apenas uma esponja que somente absorve os estímulos do ambiente, continuamos imitando e reagindo ao ambiente, porém na medida em que envelhecemos tudo isso vem com base em nossos valores que aprendemos socialmente por isso é fundamental o papel da escola e dos profissionais que compõem o ambiente da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (455.9 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com