TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO

Seminário: COMPORTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

BEHAVIORISMO – Maior influencia na Psicologia cientifica da América do Norte. Watson 1913 – reagiu contra a concepção de que a experiência consciente era competência da Psicologia (estudou o comportamento de animais e bebes). O COMPORTAMENTO É PÚBLICO, A CONSCIÊNCIA É PRIVADA. Para a Psicologia ser ciência, os dados psicológicos tinha que estar abertos ao exame público como os dados de qualquer outra ciência. O comportamento é resultado de condicionamento e o ambiente molda o comportamento. Estímulo – Resposta (E-R). O estimulo é um antecedente. Estimulo = ambiente e Resultado = Organismo.

Skiner – ele dizia que a conseqüência tem duas funções: ou ela aumenta o resultado (esforço positivo) se diminui (punição)

E (antecedente/ambiente)-R (choro/organismo)-C(conseqüência). CONDICIONAMENTO OPERANTE. O homem age sobre o mundo modificando-o e sendo modificado. O comportamento é sensível as suas conseqüências. Objeto de estudo – Comportamento.

GESTALT – (1912) Alemanha, Max Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Kohler. PERCEPÇÃO: as experiências perceptivas dependiam dos padrões formados pelos estímulos e da organização da experiência. O que percebemos está relacionado ao pano de fundo contra qual aparece um objeto, bem como com outros aspectos do padrão geral de estimulação. O todo é diferente da soma de suas partes, uma vez que o todo depende dos relacionamentos entre pessoas. (Ex: triangulo só com as pontas, é a percepção por estímulos). Interesse na percepção da aprendizagem memória e resolução de problemas. INSIGHT – experimentos com macacos. Os problemas são resolvidos pela reestruturação perceptiva, ou seja, quando se vê os estímulos organizados se tem um Insight e se resolve os problemas

Psicanálise – Sigmund Freud (Áustria, séc. XIX – X). Conceito de Inconsciente: pensamentos, atitudes, impulsos, desejos, motivação, emoções. Dos quais não temos consciência. Os desejos inaceitáveis/impulsos (proibidos ou castigados pelos pais e/ou pela sociedade) da infância (proveniente de instintos inatos) são afastados da percepção consciente, onde continuam a influencia nossos comportamentos. Formas de expressão do insciente: sonhos, lapsos. Método para tratamento: associação livre. O paciente era instruído a dizer tudo que viesse a cabeça como um modo de trazer desejos inconscientes à consciência. As motivações por trás dos desejos inconscientes quase sempre.

CONGNITIVISMO – Década de 50 – desenvolvimento de computadores, capacidade para realizar tarefas, ferramentas para teorizar sobre os processos psicológicos. Simulação de fenômenos psicológicos utilizando o computador. Questões psicológicas reformuladas em termos de sistemas de processamento de informações. EX: Memória. Desenvolvimento da psicolingüística (estruturas mentais necessárias para compreender e falar uma língua) e a neuropsicologia (relação entre eventos neurológicos e processos mentais).

FOCO- Analise cientifica dos processos e estruturas mentais como: percepção, memória, raciocínio, decisão, resolução de problema. Interpreta comportamentos em termos dos processos mentais subjacentes. Somente pelo estudo dos processos mentais, podemos compreender plenamente o que os organismos fazem. Analogias entre a mente e um computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com