TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO CLÍNICO

Por:   •  10/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

COMPORTAMENTO SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO CLÍNICO

SOUSA, L. M. ¹; OLIVEIRA, I. J. S. ²; CONSTANTINO, L. C. C. S. ³

¹Acadêmica do curso de Psicologia no Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. E-mail: luanamourasousa@hotmail.com

²Graduado e Mestre em Psicologia pela PUC-GO. Docente do Curso de Psicologia do CEULP ULBRA - Palmas. Docente Efetivo do Centro Universitário UnirG. E-mail: iranjsoliveira@hotmail.com

³Acadêmica do curso de Psicologia no Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. E-mail: liliaccsconstantino@hotmail.com

RESUMO: O presente relato de experiência será apresentado no contexto clínico, revelando procedimentos e técnicas aplicado no processo terapêutico, na perspectiva da Análise do Comportamento, buscou compreender e intervir nos repertórios que mantém uma adolescente de 17 anos do sexo feminino, solteira, cursando o ensino médio e de nível socioeconômico médio, com comportamento depressivo de ideação suicida. Nessa perspectiva, o objetivo é treinar e promover autoconhecimento por parte da participante. Os resultados foram conforme as intervenções realizadas no setting terapêutico seguidas de modificação nos comportamentos inadequados, e na produção de novos repertórios mais assertivos, que garantiu a participante qualidade de vida saudável no seu respectivo ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Depressão, Suicídio, Ideação Suicida, Terapia Comportamental.

INTRODUÇÃO: A Análise do Comportamento revela o caminho para a identificação e compreensão, dos agentes causadores e mantenedores dos comportamentos, no processo de interação do ambiente, inclusive dos comportamentos problema (SKINNER, 1953/2007). Bitondi e Setem (2007) esclarecem o que faz um terapeuta comportamental: ensinar o cliente a examinar e discriminar as contingências que influenciam suas ações, ou seja, autoconhecimento, estimular o cliente de tal maneira que ele identifique quais contingências são aversivas e quais ações que ele precisará desenvolver para modificá-las. A adolescência é caracterizada por ser um período característico em virtude das diversas mudanças e exigências que ocorrem nessa ocasião, pois é um momento em que o adolescente se depara com diversas situações que podem contribuir para a flutuação de humor e alterações significativas no comportamento (BALLONE; MOURA, 2008). Depressão e suicídio em adolescentes, refere-se uma das demandas mais delicadas quando se aborda adolescentes com quadro clínico de comportamentos depressivo, pois o suicídio consiste na terceira maior causa de óbito entre eles (WHO, 2014). Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO, 2004) a depressão é qualificada por um período contínuo e prolongado de humor deprimido, perda do interesse e prazer, aproximadamente total. Ressaltam Botega e Werlang (2004) que a escolha para o suicídio é multifatorial, ou seja, envolve diversos eventos que compõem a vida do indivíduo. Também devem ser considerados os fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais (SKINNER, 1953/2003). O comportamento suicida é classificado, com constância, em três categorias diversas: ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio consumado. Assim, diante dos extremos tem a ideação suicida que são pensamentos, ideias, planejamento e desejo de se matar, tem-se a tentativa que acontece de diversas maneiras e diferentes ambientes, e, no outro, o suicídio consumado, com a tentativa de suicídio incluído entre estes (MARIS; BERMANN; SILVERMAN, 2000). No tratamento da depressão é essencial considerar que cada pessoa deprimida é única e, portanto, o processo de tratamento precisa ser flexível. Existem vários aspectos no tratamento da depressão, mas o objetivo principal da terapia comportamental para a depressão, é provocar um aumento da monitoração sobre responder e reforçar, ou seja, auxiliar o cliente a controlar sobre os efeitos de suas respostas (LORINE, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: A referida pesquisa se deu através do resultado de um relato de experiência na clínica, na linha de base teórica da Análise do Comportamento, centrado na pesquisa descritiva e que se forma em uma pesquisa qualitativa, pois, aponta contribuir conhecimentos para serem analisados. A responsável da participante da pesquisa assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e foi alertada sobre a possibilidade do uso deste trabalho, para estudo científico, utilizando nome fictício, para não exposição da mesma.

SUJEITO DA PESQUISA: A participante Laura (nome fictício), 17 anos, solteira, encontra-se cursando o ensino médio em Palmas-TO. Residindo com o pai (Pintor), mãe (Gerente Financeira) e irmão (Estudante). A cliente obteve indicação dos pais para realizar uma visita a Clínica Escola. Segundo a cliente os pais têm um relacionamento muito conflituoso, de muitas brigas, e isso estava causando sofrimento. A cliente relata que não tem interação com o pai desde o período da infância, há dois anos atrás após uma briga dos pais, a cliente interferiu, o pai agrediu fisicamente e psicologicamente, a partir daí a relação de pai e filha ficou comprometida. Nesse mesmo período cliente conta que começou a surgir comportamentos depressivos e ideações suicida, houve tentativas e a forma era automutilação. Relatou também que seu rendimento no ambiente escolar estava insatisfatório, e em hipótese alguma ter um relacionamento, pois disse que “casar, ter filhos e ser feliz, não faz mais sentindo na vida dela”.

AMBIENTE E MATERIAIS: O atendimento terapêutico foi realizado no consultório padrão do Serviço Escola de Psicologia (SEPSI), no Município de Palmas – TO. Foram utilizados instrumentos diagnósticos e de avaliação, tais como: Questionário de História Vital de Lazarus (1980), Bateria Fatorial de Beck (CUNHA, 2001), (BAI, BSI, BDI, BHI) e alguns objetos como: Instrumento sonoro, notebook, impressora, papel, caneta, pen drive e lenços de papel, além dos Diários de Registros de Comportamentos (BUENO; BRITTO, 2003).

PROCEDIMENTO: Diante da inscrição e feito a pasta de registro, a participante passou por um procedimento de triagem, que resulta no conhecimento da demanda, e posteriormente foi encaminhada para psicoterapia individual no SEPSI. Foi realizada duas sessões semanais, com duração de 50 minutos cada, totalizando 15 sessões individuais com a participante, incluindo uma sessão com o pai individual e duas com a mãe, sendo uma individual e outra com a participante. O processo psicoterapêutico conteve duas fases: Linha de Base e Intervenção I. A linha de base entende-se que é a fase de coleta de dados, acontece na primeira até a terceira sessão, sem apresentação interventiva. Nessa fase foi estabelecendo o vínculo da relação entre cliente e psicoterapeuta, em seguida foi realizada uma entrevista inicial com a cliente, para conhecimento de suas queixas, e por fim sua demanda. Foi explicado de forma clara e objetiva o contrato terapêutico, ocorreu um esclarecimento sobre os procedimentos a serem utilizados na terapia comportamental, das técnicas, da função e do acompanhamento dos dois, cliente e terapeuta. Ainda, com o propósito de obter maiores informações sobre a cliente, foi entregue, como tarefa de casa, o Questionário de História Vital de Lazarus (1980), visando aprofundar abrangente sua história de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com