TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano no Contexto Organizacional

Por:   •  13/9/2016  •  Artigo  •  5.597 Palavras (23 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 23

ENTENDIMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Elianne Alves Vieira

Faculdade Mauá

Graduação em Administração

        

RESUMO: O comportamento humano no trabalho é fundamental para o relacionamento e a interação de um indivíduo com outras pessoas em seu ambiente profissional e tem como objetivo, prever, controlar e explicar o comportamento, conhecer uma pessoa, as outras que estão ao seu redor e a si mesmo de uma maneira simples, tendo assim uma autopercepção e o autoconhecimento. Compreender o comportamento do homem moderno implica em estudar as influências das organizações, já que, na maioria das vezes, é a partir das e nas organizações que o homem se comporta. A produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e um mais recente que é a cidadania organizacional, são essas formas de comportamento influenciam diretamente na eficácia organizacional. Para que se possa compreender melhor como se dá a dinâmica do comportamento dentro das organizações, é imprescindível o estudo dos fatores motivacionais. A satisfação no trabalho é definida conforme os indivíduos se sentem em relação ao seu emprego, podendo ter um resultado positivo ou negativo, e é definida como uma resposta emocional às tarefas que são realizadas na empresa e às condições que são disponibilizadas para a consecução das tarefas.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Humano; Motivação; Satisfação; Liderança.

ABSTRACT: Human behavior at work is fundamental to the relationship and the interaction of an individual with others in their professional environment and aims to predict, control and explain the behavior, know a person, the others that are around you and yourself even in a simple way, thus having a self-awareness and self-knowledge. Understand the modern man's behavior implies study the influences of the organizations, since, in most cases, is from and organizations that man behaves. The productivity, absenteeism, turnover and newer than is the organizational citizenship, are these forms of behavior directly influence organizational effectiveness. So you can understand better how is the dynamic behavior within organizations, the study of motivational factors is essential. Job satisfaction is defined as individuals feel about your job and may have a positive or negative result, and is defined as an emotional response to the tasks that are performed in the company and the conditions that are made available for the achievement of the tasks .

KEYWORDS: Human Behavior; Motivation; Satisfaction; Leadership

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo entender como o comportamento no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. O estudo do comportamento humano nas empresas e a sua aplicação no dia-a-dia, pode significar uma vantagem em relação a outras empresas. Uma organização que conhece bem seu ativo de conhecimento, que procura sempre estar atualizando-o e investindo nele, encontra-se preparado para qualquer tipo de mudança que possa ocorrer, tendo sempre pessoas qualificadas e treinadas a exercer funções que auxiliam a empresa.

Apontaremos alguns tipos de comportamento que influenciam de forma decisiva no desempenho dos funcionários como a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e um mais recente que é a cidadania organizacional e mostramos como todas essas formas de comportamento influenciam diretamente na eficácia organizacional. Veremos que a motivação dos funcionários tem grandes vantagens para as empresas, ela serve como incentivadora do processo de produção de ideias, além de criar um bem estar entre os funcionários e a empresa e como satisfação no trabalho tem sido apontada como exercendo influências sobre o trabalhador, que podem se manifestar sobre sua saúde, qualidade de vida e comportamento, com consequências para os indivíduos e para as organizações.

Sabendo que a liderança  mostra como a figura de um líder pode mudar as atitudes dos seus seguidores identificaremos os líderes existentes dentro da empresa e seus grupos de influência, para que assim possa estuda-los, de uma maneira que auxiliem a empresa a conseguirem alcançar seus objetivos. Veremos também que as teorias sobre liderança têm que serem analisadas e questionadas, buscando aplica-las nas organizações com paciência e cuidado.

Portanto iremos compreender que administrar comportamento humano não é mais, somente, lidar com problemas técnicos de uma empresa em relação aos seus funcionários, e sim de passar a enxergar cada funcionário como um poço de saber e criatividade, respeitando suas diferenças, é mais que desenvolver técnicas e procedimentos administrativos, é criar condições onde as pessoas possam se desenvolver, para assim conseguir trabalhadores mais eficientes aliando o desenvolvimento a satisfação e realização pessoal. Portanto, é mais do que necessário que seja aprofundado o estudo dos comportamentos dos trabalhadores, procurando saber o que determina suas ações, escolhas, o que os inibem e em que arranjos ambientais eles atuarão da melhor forma.

1. Análise geral do comportamento humano

As três eras ao longo do século XX - industrialização clássica e neoclássica e a era da informação - trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. Ao longo dessas três eras, a área de RH passou por três etapas distintas: relações industriais, recursos humanos e gestão com pessoas. Cada abordagem está ajustada aos padrões de sua época, à mentalidade predominante e às necessidades das organizações. (CHIAVENATO, 1999, p. 34)

Para administrar pessoas e comportamento humano é necessário compreender que eles ocorrem em um determinado contexto, com determinadas características que, se não forem identificadas adequadamente, podem dificultar ou inviabilizar modificações nas formas como as pessoas agem. Se não há clareza de que as pessoas são fortemente influenciadas pelas situações que ocorrem nos ambientes nos quais estão inseridas, muitos esforços de profissionais tais como administradores, fadados ao fracasso. Muitas tentativas de modificar os comportamentos das pessoas no trabalho podem ser inúteis se os gestores não incluírem nessas tentativas de modificação, também, aspectos do ambiente organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (163.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com