TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO EMPRESAS: A companhia de logística VLI

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Graduação em Psicologia

Fernanda Ramos

Matheus Nascimento

Nadya Miranda

CONHECENDO EMPRESAS:

A companhia de logística VLI

Belo Horizonte

2018

  1. INTRODUÇÃO

1.1 História e Trajeto

A Valor da Logística Integrada (VLI) nasceu em 2010 para reunir, em uma só companhia, todos os ativos de carga geral da Vale. Em 2014, parte da empresa de logística foi vendida. Atualmente, organizada em forma de holding, a VLI tem em sua composição acionária as seguintes empresas: Vale (37,6%), a Brookfield (26,5%), a Mitsui (20%) e o FI-FGTS (15,9%). Tem clientes de diversos setores e movimenta produtos agrícolas, produtos siderúrgicos e produtos industrializados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, ficando de fora apenas o minério de ferro (feito pela própria Vale). A empresa possui cerca de 7.000 funcionários, 3 portos, 8 terminais, 5 corredores e suas ferroviais possuem extensão superior a 8.000 quilômetros.

Com apenas 8 anos no mercado, a empresa já está presente em dez estados brasileiros e no Distrito Federal por meio de cinco corredores logísticos, além de terminais intermodais, onde produtos são carregados e descarregados, e terminais nos portos de Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA).

1.2 Missão, Visão e Valores

A VLI possui seus conceitos de Missão, Visão e Valores extremamente enraizados na sua rotina. Dentro da companhia, em todos os andares se vê os mesmos escritos e registrados nas paredes. Entre os anos de 2014 e 2017, a VLI recebeu diversas premiações, totalizando 18, aparecendo por duas vezes consecutivas na Revista Você S/A- 150 melhores empresas para você trabalhar, prêmio que visa a valorização das empresas que melhor cuidam do seus colaboradores. Também recebeu o Prêmio Ser Humano, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que reconhece iniciativas em prol da valorização do trabalho e do profissional, além de receber outras premiações como ABERJE (premiação pelo livro Cultura VLI- nosso jeito de transformar e projeto FNS.8 : Marcha forte em direção ao futuro), Valor da Inovação Brasil (150 empresas mais inovadoras nos quesitos desenvolvimento de pesquisa e Tecnologia) e Programa Benchmarking Brasil (categoria detentora das melhores práticas socioambientais).

[pic 1]

                                                                       

[pic 2]

Fonte: LOGISTICA, Vli. Conheça a VLI: Quem somos. 2014. Disponível em: < http://www.vli-logistica.com.br/conheca-a-vli/quem-somos/>. Acesso em: 15 maio. 2018.

 [pic 3]

  1. PROJETOS SOCIAIS
  1. Investimento Social

Com o intuito de promover a mudança não só no seu campo de atuação a VLI desenvolve projetos que promovem a educação o esporte e a segurança nos locais onde atuam, buscando estabelecer a todo momento um vinculo, uma conexão com a comunidade.

O projeto social da VLI atua em quatro vertentes, sendo elas:

Educação Patrimonial: A VLI auxilia na formação de professores da rede publica de ensino afim de desenvolver o tema patrimônio em sala de aula com os alunos para que esses passem a criar o sentimento de pertença com os locais por onde transitam, realizam isso de forma que os alunos tenham que pesquisar sobre algum patrimônio histórico da cidade ou uma festa típica e após a pesquisa apresentar para a turma.

Mobilização: Trata-se de um programa que promove um conjunto integrado de atividades nas escolas e comunidades, tendo como foco o publico juvenil, promovendo a reflexão e mobilização para assuntos relevantes.

Estação do Esporte: Projeto que oferece atividades esportivas para as crianças que vivem próximas á linha férrea.

Parceiro Caminhoneiro: Promove a melhoria da relação entre os caminhoneiros e a empresa, desenvolvem atividades de saúde e qualidade de vida tendo em vista a importância dos caminhoneiros em todo o processo logístico.

VLI Solidária: Estimula a integração social e o voluntariado empresarial, aproximando os empregados das comunidades vizinhas.

  1. Diálogo Social

A VLI enxerga  o diálogo como uma ferramenta de extremo potencial para manter um dialogo transparente e saudável com as comunidades. Por isso a empresa possui um canal de atendimento chamado Alô VLI que é o 0800 022 1211 onde é possível obter informações, enviar solicitações, fazer reclamações, elogiar ou registrar comentários relacionados às operações da VLI em suas ferrovias, portos ou terminais. A ligação é gratuita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (300.9 Kb)   docx (265.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com